Alguns brasileiros relataram, no início desta quarta-feira (18), conseguir acesso ao X, antigo Twitter, que está suspenso no país desde o dia 30 de agosto. Apesar da possibilidade de acesso para algumas pessoas, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não se pronunciou oficialmente sobre a possível liberação.
Segundo postagens no Bluesky, plataforma rival do X, algumas pessoas conseguiram entrar e publicar pelo aplicativo do X, usando Wi-Fi e dados móveis da operadora. Os relatos também relacionam a possibilidade de acesso à nova versão do iOS e por meio do recurso Retransmissão Privada.
Apesar dos vários acessos, o Supremo Tribunal Federal, que determinou o bloqueio do acesso à rede no Brasil, afirma estar verificando o ocorrido, pois a decisão não foi revertida. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por viabilizar a suspensão da plataforma, também alega não ter recebido nenhuma ordem para a liberação do X no Brasil e informa que o caso está sendo avaliado tecnicamente.
Twitter foi bloqueado no Brasil no final de agosto
O bloqueio do X no Brasil ocorre após o conflito entre Alexandre de Moraes e Elon Musk para a nomeação de um representante legal no país. Na semana passada, o ministro do STF, determinou a transferência de R$ 18,3 milhões das contas do X e Starlink para a União.
Moraes afirmou que a transferência é uma garantia do pagamento das multas judiciais impostas ao X, rede social é acusada de não retirar publicações de ódio e não seguir a determinação do ministro para nomear um representante judicial da rede no Brasil.
Na decisão, o ministro desbloqueou as contas do X e da empresa de satélite de Musk. A liberação das contas aconteceu após o Itaú e o Citibank confirmarem a transferência dos valores das multas aplicadas à União na quinta-feira (12).
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!