Acabei de ver no blog Ideia 2.0, do IDGNow! um post sobre a recém-criada startup brasileira TvMoob que pretende mostrar ao mundo como ganhar dinheiro com vídeos na internet. O texto diz que essa é uma área em que o YouTube vem falhando e portanto com potencial para ser explorado.
O TvMoob já nasce com vários métodos de anúncio, desde links patrocinados (imagem abaixo, após a quebra) até redirecionamentos para outros vídeos a partir de anúncio que aparece sobreposto a imagem de outro vídeo. A ideia é mesmo demonstrar possibilidades já que a declaração ao blog Ideia 2.0 diz que o Leonardo Cardoso, seu fundador, espera que o Videolog, por exemplo, o procure para demonstrar suas soluções de publicidade.
Não sei se isso faz sentido já que o “core business” do TvMoob fica parecendo “monetizar vídeos” e não ser uma plataforma de vídeos. Se você não tem uma plataforma de vídeos com visitas e estatísticas suficientes, fica complicado saber se um modelo de publicidade funciona ou não. Claro, acho a iniciativa muito boa e a crítica é construtiva. Já é um grande começo colocar a ideia em prática!
Concordo e discordo
O texto do Ideia 2.0 afirma que o YouTube é um ralo de dinheiro. Concordo. E que isso é um problema. Discordo. Um texto que li recentemente fala sobre o que o Google está construindo com o YouTube. A preocupação de todos é sempre com o dinheiro, mas esquecem-se de olhar por outros lados.
O Google é uma empresa de busca e publicidade. A primeira coisa que construiu foi a excelência em busca de textos. Fazer busca em vídeos ainda é algo complicado. Para fazer isso precisa criar algoritmos que entendam perfeitamente a fala humana e transformem isso em informação buscável. Então vamos olhar por outro lado: O YouTube é uma grande base de dados de fonemas humanos.
Sim, as 13 horas de vídeos postadas por minuto no site são na verdade uma grande base de dados de fonemas humanos de todas as línguas, sotaques, entonações, etc… Essa base de dados servirá para criar um algoritmo de busca em vídeos, baseado em voz. E daí, com a busca e os vídeos possivelmente acharão uma solução de publicidade melhor que o atual modelo.
O TvMoob resolveu fazer ao contrário. Não que tornar o serviço rentável seja errado. Mas que acredito que a preocupação principal tem que ser com o “corebusiness”, que para todo mundo que visitar o site é o vídeo. A menos, claro que o negócio seja mesmo inventar o modelo de anúncios para vídeos na web.