O Instagram reportou, no início dessa sexta-feira, 2, que a Turquia bloqueou o acesso à rede social no país. A decisão veio da Autoridade de Telecomunicações da Turquia (BTK), que publicou em seu site que o “instagram.com foi bloqueado por uma decisão em 02/08/2024”, sem mais detalhes.
Durante a semana, a relação entre o governo turco e a rede social da Meta já vinha sendo abalada, quando Fahrettin Altun, diretor de comunicação da presidência do país, acusou a rede social de censura após afirmar que o aplicativo “impedia as pessoas de publicarem mensagens de condolências para o mártir Ismail Haniyeh”, líder do Hamas morto em 31 de julho, em um ataque no Irã.
O diretor de comunicação se pronunciou no X, afirmando que esta “É uma tentativa de censura muito clara e evidente”. Em contrapartida, a BTK nega ter atuado por motivos relacionados à morte de Haniyeh: “Não bloqueamos o acesso por esta razão”, afirmou um de seus responsáveis, sob anonimato, ao site Medyascope.
A fonte anônima revelou que o bloqueio foi motivado por “insultos contra Mustafa Kemal Ataturk”, ex-presidente considerado pai da Turquia moderna, e “uma série de crimes”, relacionados a drogas, jogos e violência sexual contra menores. A BTK solicitou a remoção desses conteúdos para a plataforma e a fonte afirma que “se o problema não foi resolvido, temos direito de bloquear”.
O prefeito de Istambul, Ekrem İmamoğlu, demonstrou descontentamento e pediu que as autoridades repensassem a decisão tomada nesta sexta-feira. “Acredito firmemente que as proibições de comunicação não beneficiam nenhuma sociedade. Limitar o acesso às plataformas de redes sociais sufoca a liberdade de expressão e dificulta o fluxo de informação. Apelo às autoridades para que reconsiderem esta decisão e a levantem a proibição”, publicou em seu X.
Histórico de bloqueios da Meta na Turquia
Não é a primeira vez que a plataforma da empresa de Mark Zuckerberg enfrenta problemas em terras turcas.
Segundo a AFP, em abril, a Meta anunciou a suspensão de sua rede social Threads na Turquia, depois de uma decisão da autoridade nacional de concorrência que a impedia de compartilhar dados com o Instagram, que também pertence à empresa.
Em abril, autoridades turcas colocaram uma medida provisória contra a Meta proibindo o compartilhamento de dados entre o as redes sociais. A medida veio durante uma investigação de um possível abuso da posição dominante da Meta no mercado.
Para o regulador da Turquia, o compartilhamento de dados entre as redes sociais poderia “violar o direito da concorrência e causar danos irreparáveis” no mercado.
Segundo a imprensa turca, o Instagram tem mais de 50 milhões de usuários no país.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!