Desde que a internet se estabeleceu, fotógrafos e clientes se acostumaram a utilizar bancos de imagens. No entanto, para o pessoal da Trypic, essa é uma tecnologia ultrapassada. Para eles, “os bancos de imagem e seus buscadores robôs romperam de vez o relacionamento entre os clientes e os fotógrafos”. Na contramão, a Trypic oferece uma plataforma onde empresas e marcas podem solicitar fotos sob demanda diretamente a uma rede de fotógrafos do Brasil e do mundo.
Basicamente, o cliente descreve a foto que precisa e a comunidade de fotógrafos inscritos na Trypic responde, dentro do prazo e do orçamento, com opções direcionadas às necessidades do pedido em questão. Em seguida o cliente só precisa escolher qual melhor atende às suas expectativas e a plataforma cuida dos aspectos legais e financeiros do licenciamento. Outro diferencial é a comissão. A startup fica com 30% do pagamento feito ao fotógrafo, enquanto, segundo eles, os bancos de imagens tradicionais ficam com muito mais, chegando a 80%.
A empresa foi criada no final de 2012 por Fernando Blum e o desenvolvedor Evandro Guedes, que também passaram a receber mentoria de Dan Strougo, Country Manager da 99designs.
O beta do serviço foi lançado em janeiro de 2014 e até o momento a plataforma conta com 500 fotógrafos registrados. Se os números e o tempo de vida da plataforma ainda são pequenos, o potencial que ela demonstra não é.
A Trypic já passou pelos programas de capacitação do StartupSC e StartupRJ e acaba de ser uma das 50 aprovadas pelo Startup Rio, programa de incentivo ao empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro que oferece infra-estrutura e capital semente de até R$ 100.000 para desenvolvimento das startups.
Blum nos conta ainda que, após todo esse período estruturando a empresa, agora o foco deles está em expandir sua de fotógrafos criativos e continuar atendendo aos clientes que precisam de fotos para qualquer tipo de projeto.