Estou no Joquei Clube, no Rio de Janeiro, onde a aceleradora digital binacional 21212.com está promovendo o evento Demo Day para lançar ao mercado as 10 primeiras startups que receberam mentoria de seis meses.
Além dos “pitches”, alguns convidados, incluindo Julio Vasconcelos (co-fundador do Peixe Urbano) e Armínio Fraga (investidor na Gávea Investimentos, ex-presidente do Banco Central) estão dando palestras.
Confira aqui ao vivo, leia sobre as startups aceleradas e veja como se inscrever para a nova turma de aceleração da 21212.
Segundo Marcelo Sales, um dos criadores da 21212 Digital Accelerator, a estimativa é de que juntas, as 10 empresas, faturem R$ 20 milhões e, em cinco anos, R$ 200 milhões. “Nosso modelo de negócios segue o do mercado americano, pioneiro em aceleradoras de start ups”, afirma o empresário, que se inspirou na aceleradora americana Y Combinator, reconhecida mundialmente com quase 200 empresas lançadas em seu portfólio, entre elas, as globais Dropbox (avaliada em US$ 1 bilhão de dólares), Airbnb e SlideShare.
Fundos de investimentos como Accel, Atomico, Aurus S.A, Austral Capital, Cisneros Group, Confrapar, Gávea Investimentos, Intel Capital, Kaszek Ventures, MIH/Naspers, Redpoint eVentures, SAP Ventures e grandes empresários como Beto Sicupira, Laercio Cosentino (Totvs) e Nizan Guanaes, além de CEOs e diretores da Movile, GOL Linhas Aéreas, Boo-Box, BodyTech, Lancenet, Mundo Verde, Natura, Grupo RBS e Organizações Globo, entre outras, já confirmaram presença no Demo Day. Sebrae-RJ, Locaweb, Mazars, Qualcomm são patrocinadores do evento.
As empresas que passaram pela primeira edição do programa de aceleração da 21212 concorreram com centenas de start ups e, durante seis meses, contaram com o suporte de um grupo de mentores em diferentes áreas como negócios, tecnologia, design e jurídica. Para impulsionar esse desenvolvimento, os empreendedores passaram pelos escritórios da 21212 no Rio de Janeiro e Nova Iorque, tendo a oportunidade de unir as boas práticas do mercado dos Estados Unidos ao potencial do mercado digital brasileiro. O investimento inicial para que cada empresa se desenvolvesse é da ordem de R$ 200 mil, entre capital e serviços.
As promissoras da tecnologia aceleradas pela 21212 são: Ainda Tem, Brandship, Bloompa, Craques.com, Help In, Igluu, iTrip, PagPop, Resolve Aí e Simpply. Cada uma com proposta diferenciada e com particularidades, mas com soluções digitais que facilitarão o dia a dia das pessoas e empresas, desde as donas de casa até grandes empresários.
- • Ainda Tem- é um mercado secundário online de venda de ingressos, em que a proposta é dar destino ao ingresso daquele show que o cliente adquiriu e não pode comparecer, além de criar mais um canal para os que não puderam comprar nas bilheterias convecionais. O Ainda Tem é uma plataforma social que mostra ao usuário quais dos amigos do Facebook estão vendendo ingressos e facilita a realização da transação sem custos adicionais para os amigos;
- • Brandship- plataforma desenvolvida para auxiliar as empresas a atrair, reter e engajar funcionários através de descontos e vantagens apresentados de uma forma simples e dinâmica. As vantagens são obtidas por meio de parcerias com empresas de diversos setores;
- • Bloompa- empresa B2B voltada ao comércio eletrônico, que oferece uma solução baseada em comportamento social de compras para lojas online com intuito de aumentar as vendas utilizando o poder das redes sociais dos consumidores;
- • Craques.com- plataforma de negócios voltada para o mundo do futebol e criada dentro da rede social Facebook, onde os jogadores, empresários, olheiros, patrocinadores e anunciantes podem interagir entre si. Jogadores amadores de futebol do Brasil inteiro podem disponibilizar vídeos de suas jogadas para que “olheiros” descubram os talentos que estão escondidos;
- • Help in- encontrar um profissional para realizar um serviço em casa quase sempre é um transtorno. O Help in oferece os melhores profissionais de serviços da área de construção (como eletricistas, chaveiros, encanadores e marceneiros), com a garantia da qualidade do serviço prestado por meio de micro-franquias regionais. Todo o processo, incluindo o pagamento, é realizado online, cabendo ao cliente apenas receber o prestador em sua casa;
- • Igluu- um dos problemas diários da vida é resolver o que fazer para comer. Igluu é um serviço completo de “personal chef” que permite que você escolha um chefe de cozinha que prepara um cardápio personalizado semanal para sua casa, considerando gostos, histórico de uso e marcas preferidas. O serviço inclui um comparador de preços para a compra dos ingredientes online, pelo menor preço e um otimizador de uso de ingredientes para baratear as compras;
- • iTrip- é uma plataforma colaborativa que utiliza o poder das mídias sociais para facilitar a decisão dos turistas na hora de escolher o local da próxima viagem. O usuário pode fazer perguntas e tê-las respondidas nas diversas redes sociais, trocando informações valiosas com amigos e pessoas que compartilham os mesmos interesses. Agentes de viagem utilizam estas informações e oferecem pacotes de viagem com base nos gostos particulares, criando uma experiência única de planejamento das férias. Tudo organizado em uma interface única no site do iTrip;
- • Resolve Aí- ir de um lugar ao outro no Brasil é um grande problema. O Resolve AÍ é uma plataforma inteligente que soluciona seus problemas de transporte em uma interface simples, integrada e fácil de usar. O foco inicial é o mercado de táxis. Com o Resolve AÍ na web ou no smartphone, o usuário tem acesso a mais de 10 mil táxis nas principais cidades brasileiras. Com um clique, o sistema localiza os carros mais próximos, despacha sua corrida automaticamente, e ainda permite o acompanhamento do táxi no mapa em tempo real. Em breve, também será possível fazer o pagamento do táxi pelo celular;
- • Simpply- o Simpply oferece uma solução online para revendedores que trabalham com vendas diretas – atualmente um mercado exclusivamente offline. Por meio da internet e mídias sociais, o Simpply ajuda as revendedoras a aumentar suas vendas pelo e-commerce, consolidar informações, integrar as vendas das diversas marcas como Natura, Avon, Eudora, entre várias outras. Além desses, a ferramenta também automatiza processos e reduz a grande complexidade gerencial inerente a esta atividade;
- • PagPop- plataforma de pagamentos móveis que permite a qualquer profissional autônomo ou liberal aceitar cartões de crédito para seus recebimentos. As transações podem ser realizadas por qualquer smartphone, celular, telefone fixo ou internet. De uma forma simples e extremamente ágil, a solução da PapPop permite o aceite de cartões de crédito em qualquer lugar e hora.
Seleção de novas startups vai até dia 23 de março
Paralelamente ao Demo Day, a 21212 Digital Accelerator está realizando até o dia 23 de março o processo seletivo para a próxima turma de 10 start ups digitais que serão aceleradas a partir de abril deste ano. Mais de 200 empresas brasileiras e internacionais já se inscreveram. Para esta fase final de inscrições da segunda edição do programa que se encerra dia 23 de março, somente as start ups digitais que estão em estágio mais avançado de desenvolvimento serão avaliadas. Inscrições pelo http://21212.com.
Critérios
Para fazer parte do programa, as empresas precisam atender alguns critérios. Não basta ser criativo. É importante que o negócio apresentado tenha um modelo comprovado no exterior ou já apresente resultados crescentes no mercado brasileiro; que haja um problema real sendo solucionado e que apresente um modelo de receita. Por último, sinergia com a equipe de executivos e mentores da 21212 Digital Accelerator.
SOBRE A 21212 DIGITAL ACCELERATOR
21 (código de área do Rio de Janeiro) e 212 (código de Nova Iorque). Dessa mistura binacional nasceu a 21212. Com o empreendedor americano Benjamin White, o empresário e dono da Movile, fornecedora de conteúdo de entretenimento móvel, Marcelo Sales, criou a primeira aceleradora digital que une a expertise americana em negócios ao empreendedorismo brasileiro. O modelo visa impulsionar novas empresas no mercado nacional, com a ajuda de mais de 25 mentores brasileiros e internacionais que dão suporte em diferentes áreas. A cada seis meses, a 21212 seleciona dez novos empreendimentos para receber mentoria, workshop e outras formas diretas de apoio com o objetivo de criar empregos e uma nova geração de empreendedores digitais de grande sucesso. A meta é formar 100 empresas nos próximos cinco anos.