Nesta quarta-feira (8), aconteceu o Café com Capital, evento destinado ao grupo de investidores da Bossanova Investimentos, venture capital mais ativa da América Latina. Nesta edição, o convidado especial foi Thiago Nigro, CEO e fundador do Grupo Primo, que falou sobre os investimentos em Equity.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o evento começou com a palestra #AquiElasFazemNegócios, novo movimento da Bossanova que trabalha a independência, o empreendedorismo e o empoderamento feminino dentro do mercado de investimentos.
O painel contou com a participação de Ticiana Rolim Queiroz, fundadora e presidente do Somos Um, organização que busca resolver problemas sociais e ambientais por meio dos negócios contribuindo para a construção de uma nova economia. A empreendedora nasceu no Ceará, em uma família de empresários – com muitos privilégios, como afirma. Em 2017, ao ler um livro de Muhammad Yunus, que dizia “sonho com o dia em que será preciso ir a museus para saber como era viver na pobreza”, Ticiana se emocionou e resolveu usar seus privilégios para fundar esse museu, nesse momento nasceu a Somos Um.
Também esteve presente Marina Vaz, idealizadora da Scooto, startup que faz atendimento ao cliente de forma humanizada com foco em análise de dados – que só contrata colaboradoras mulheres. “Montei uma empresa que todos falaram que não daria certo, numa época que diziam que o chat bot iria chegar e destruiria tudo, e na verdade foi o contrário, nós prosperamos. Nós trouxemos o propósito por traz da nossa solução, o objetivo de gerar emprego para quem tem oportunidade escassa”, explica Marina.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Tese de investimento de Thiago Nigro
Ao iniciar sua palestra, Thiago Nigro falou sobre o Talmude – coletânea de livros sagrados dos judeus -, onde existe uma lei que consiste, metaforicamente, no fato de que uma pessoa deve sempre dividir seu dinheiro em três partes: enterrar um terço no solo – investir no mercado imobiliário; investir um terço em negócios – investir em ações, startups, empreendedorismo; e manter um terço em sua posse – fazer investimentos com alta liquidez.
O empreendedor afirma que esse foi uma das melhores formas de investir desde 1932, mas ele considera que falta um investimento internacional, uma vez que a moeda do seu país nem sempre é mais valorizada do que a de outro país.
Com isso, Thiago Nigro criou o método ARCA – sim, a metodologia está parcialmente relacionada com a Arca de Noé, uma vez que tem o objetivo de manter seus negócios vivos e saudáveis durante uma crise, assim como a arca protegeu os animais durante o dilúvio. Além disso, é uma abreviação de quatro classes de ativos. Cada uma delas representa 25% de uma carteira de investimentos:
A: Ações brasileiras;
R: Real Estate – mercado imobiliário;
C: Caixa – renda fixa;
A: Ativos Internacionais.
“Nos últimos 10 anos, em qualquer país do mundo, a ARCA permitiu que as pessoas batessem a inflação e a renda fixa de uma forma passiva, sem escolher os melhores ativos do mercado”, afirma Nigro.
O fundador do Grupo Primo também relatou que recentemente começou a refletir sobre as mudanças no processo de negócios e as observações principais foram o que gera o fluxo de caixa; o que gera a previsibilidade do negócio; quais são os pilares que fomentam o crescimento de uma empresa?
O CEO compartilhou os sete pilares fundamentais para que isso aconteça – e são pontos que ele avalia antes de investir:
1º: Diversificação de receita;
2º: Receita recorrente;
3º: Risco de continuidade – o objetivo é que um determinado colaborador não seja tão relevante ao ponto de que se ele sair o negócio não consiga se sustentar;
4º: Tamanho – espaço para crescer;
5º: Governança;
6º: Moat – o que torna sua empresa única, o que só você pode fazer e ninguém mais pode?,
7º: Growth.
Por fim, Thiago Nigro compartilhou sua opinião sobre o que é ser um bom investidor. Para ele, um bom investidor é humilde o suficiente para diversificar capital, porque o investidor que foca o seu capital em um negócio tem chance de quebrar; ele é forte o bastante para aguentar as oscilações do mercado e não desistir do investimento; é rápido o suficiente para construir sua arca antes da tempestade, o momento de diversificar o capital e investir corretamente é antes do dilúvio; paciente o suficiente para aproveitar as oportunidades, segundo o empreendedor, ganancia, impaciência e medo resultam em prejuízo; esperto o suficiente para reduzir seus riscos; sábio o bastante para lucrar apesar de todos os riscos.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.