Quando vi o nome “Caixa de ideias” pensei que seria uma comunidade em que as pessoas falam suas ideias, juntam-se para pô-las em prática. Não imaginei que seria uma mistura de incubadora com agência web.
Quer dizer, além de atenderem os pedidos digitais dos clientes, a equipe de Porto Alegre ainda cria seus próprios produtos. Bem, não deixa de se enquadrar nos modelos de incubadora (e até de agência) – nem mesmo do “chega aqui e troca uma ideia com a gente”.
Em todo caso, dá uma olhada na interface e nas funcionalidades do gerenciador de eventos Malaio que eles lançaram – e sente o posicionamento da turma. As palavras abaixo são da própria startup, que não precisa de ajuda para vender seu peixe.
A Caixa de Ideias é uma startup que desenvolve soluções para a web há mais de cinco anos. Prezando sempre pela inovação, cria produtos simples, fáceis de usar e que se encaixam perfeitamente a demanda do cliente. Com sede em Porto Alegre, atende empresas em todo o Brasil.
Os softwares criados pela empresa são desenvolvidos através de metodologias ágeis e por isso são entregues em tão pouco tempo. Além disso, são feitos por uma equipe multidisciplinar, o que garante que o sistema possa crescer e ser modificado juntamente com a evolução do cliente.
A linguagem de programação utilizada é Ruby e o meta-framework Rails, que possibilita um desenvolvimento elegante, simples e utilizando menos códigos. Por isso o trabalho é feito com bastante agilidade. “Nosso objetivo é facilitar a rotina do nosso cliente”, explica o CEO da Caixa de Ideias, Marcio Marques.
Malaio
Um dos produtos da startup é o Malaio.me, um software fácil e completo criado especialmente para gerenciar eventos. É possível controlar inscrições online, fazer integração dos pagamentos, controlar a base de inscritos, acompanhar o status das inscrições em tempo real, fazer notificações por e-mail, emitir certificados e etiquetas, entre outras possibilidades.
Desenvolvimento de MVP (Mínimo Produto Viável)
A Caixa de Ideias é uma das principais empresas no país em criação de MVP, desenvolvendo e entregando softwares e aplicativos de qualidades em poucos dias. O CEO da empresa, Marcio Marques, explica que a startup precisa estabelecer um processo iterativo que proporcione um aprendizado contínuo sobre os clientes e outras informações essenciais do negócio. Essa é a melhor forma de descobrir a combinação “problema/solução” para um produto.
Esse conjunto de experimentações práticas e investigações qualitativas tem como objetivo coletar dados para comprovar a visão inicial do empreendedor e também analisar o comportamento do consumidor. O Mínimo Produto Viável é o conceito base para essas experiências.