A Supera Incubadora de Empresas acaba de abrir oportunidades e o Centro de Negócios acabam de abrir oportunidades. Geridos pela Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde), as duas unidades publicaram os editais no site [confira o da Supera aqui].
Os programas são destinados a quem quer se usufruir da estrutura física do Parque e para quem busca apoio para projetos de biotecnologia, medicina humana e veterinária, tecnologia da informação, e materiais médico, hospitalar, odontológico e instrumentação, bem como propostas inovadoras de outras áreas de atuação.
“São dois objetivos diferentes. No caso do Centro de Negócios, a seleção é para empresas já estabelecidas que desejem utilizar as salas de um dos prédios do Parque. Já o da Incubadora é destinado para empreendedores que buscam apoio para criar, gerir e impulsionar o seu negócio”, explicou Saulo Rodrigues, gerente da incubadora.
Para quem quer fazer parte da Supera Incubadora, a data limite para inscrever a proposta é dia 21 de março, sendo que os projetos passarão por um processo seletivo de 3 meses, com capacitação em modelos de negócios e apresentação para banca de investidores e conselheiros da Incubadora.
“Os critérios para que a proposta seja classificada são a viabilidade técnica e econômica do empreendimento, conteúdo tecnológico e grau de inovação dos produtos e serviços. Além de ser uma boa ideia, tem que ser inovadora”, explica Rodrigues
O número de vagas disponíveis será divulgado até o dia 3 de março, conforme o edital.
Dividido em três categorias – pré-residência, residência e associação – o apoio dado pela Supera Incubadora vai além da cessão do espaço físico. A Incubadora presta suporte administrativo, para elaboração de projetos e para registro de propriedade intelectual, além de capacitação e consultoria, e organização para apresentação de ações para investidores.
A categoria muda de acordo com a maturidade da empresa e o espaço físico pode ser compartilhado (pré-residência) ou exclusivo (residência).
“Apesar de as associadas não fazerem uso da estrutura física da Supera Incubadora, contam com todas as outras vantagens”, esclarece Rodrigues.
“Todas as empresas também são beneficiadas pela rede de contatos que a Supera tem, além de incentivos para a participação em feiras e congressos, por exemplo”.
Centro de Negócios
Já para as empresas que desejam pleitear uma vaga no Centro de Negócios, a data limite para o envio de propostas é dia 14 de março e a seleção será feita na modalidade licitação concorrência. São nove salas disponíveis para locação.
Sobre a Fipase
A Fipase, criada em 2001, por meio de lei municipal, atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos.
Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.
Todas as atividades geridas pela Fipase, a partir de 2014, serão concentradas no Supera Parque de Inovação e Tecnologia que, além da incubadora, sediará um laboratório de serviços tecnológicos, centro de formação de mão de obra e empresas inovadoras.