Uma empresa dentro de uma empresa. Essa tendência ajuda o novo e o antigo empreendimento. É assim que Leandro Faria define a Datastorm, empresa criada pela Stefanini para o desenvolvimento de soluções específicas de Big Data Analytics que inclui consultoria, implementação, infraestrutura e Big Data as a service. A Stefanini é uma empresa brasileira com 27 anos de atuação no setor de Serviços em TI e que atende em 33 países.
Faria falou mais sobre o negócio ao Startupi por telefone. “Provemos big data analytics, que é inteligência de análise de dados pro negócios. Temos versão especializada de produtos para indústrias determinadas: financeira, seguradoras, telecomunicação e varejo”, diz.
Ele diz que o uso de Big Data permite traduzir dados para um determinado objetivo. Com um banco, por exemplo, ele analisa os dados dos clientes inadimplentes e no fim pode dizer ao banco que determinado grupo pode se tornar inadimplente em seis meses.
Leandro afirma que as aplicações são inúmeros e que eles oferecem inúmeras aplicações além de uma plataforma para visualização de quantidade massiva de dados. Como a empresa pode prestar um serviço de consultoria ou um pacote ou a inteligência, o preço cobrado varia a partir disso.
“O mercado de Big Data é um mega mercado. Quando a gente fala de futuro de tecnologia, a gente fala de Big Data. O mercado de dados cresce 40% ao ano. É um mercado grande e com muitas oportunidades e a gente vê que as empresas demandam soluções de expertise de Big Data. Ainda é um ano de muita experimentação”, afirma o diretor.
A Datastorm, segundo Faria, é voltada para empresas e governos. Até agora a empresa tem cinco clientes com projetos em andamento e pilotos. Eles ainda não atendem nenhum governo.
Faria também afirma que um outro diferencial é estar dentro de uma empresa grande como a Stefanini. “Cada vez mais as empresas tem criado oportunidade para novos negócios e estimulado negócios dentro delas. É a primeira vez que crio um negócio que já nasce com funding e com mercado”, comemora.