Seguem abertas até 18 de abril as inscrições para o QPrize, competição de startups da Qualcomm. Esta é a quarta edição da competição, que já tinha ocorrido em 2009, 2011 e 2012. Empresas brasileiras interessadas em concorrer devem preencher um formulário online no site do QPrize e anexar um Plano de Negócio completo.
Vale notar que a própria Qualcomm foi uma startup, criada em 1985 na Califórnia, e hoje tem 157 unidades no mundo. Dedica-se a projetar, fabricar e vender semicondutores e soluções para telecomunicações. Abriu capital na NASDAQ em 1991 e desde 2009 vem investindo em startups por meio da competição QPrize.
A Qualcomm Ventures, divisão de investimentos da empresa, é a responsável por coordenar toda a competição. No Brasil, a Qualcomm Ventures é dirigida por Carlos Kokron e já realizou investimentos nas startups 99Taxis, Emprego Ligado e Zoop.
Critérios de seleção
Podem se inscrever e serão analisadas as startups que:
- tenham recebido menos de US$ 2 milhões de investimentos (ou mesmo nenhum investimento);
- produzam aplicativos voltados ao consumidor, ou software corporativo, ou plataformas, ou tecnologias para áreas como saúde, entre outras.
Terão mais chance aqueles que, de alguma forma, dediquem-se à evolução do uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Vídeo sobre a Qualcomm Ventures
Funcionamento da competição
A competição terá sete etapas regionais no mundo, incluindo uma para América Latina, e uma grande final mundial, que acontece nos Estados Unidos. As avaliações finais regionais acontecerão em eventos que terão participação da imprensa, o mercado e investidores. As sete startups vencedoras das etapas regionais ganharão US$ 100 mil.
A final global vai ser em San Francisco, em um evento da Bloomberg, apenas para convidados. O vencedor geral do QPrize ganhará US$ 150 mil em investimento conversível em ações (significa que dá à Qualcomm o direito de vir a se tornar sócia da empresa, caso queira).
Veja o regulamento da competição QPrize
Inscreva sua startup
Histórico da competição
Em 2009, a Qualcomm começou a promover a competição QPrize, com foco em América do Norte, Europa, China e Índia. Em 2011, incluiu as regiões Israel e Coréia. Em 2012, estendeu para o Brasil e designou para a Europa duas etapas regionais: Leste e Oeste.
Juntos, os vencedores das competições (incluindo os vencedores regionais) já captaram mais de US$ 87 milhões em investimentos e os finalistas, que concorreram nas etapas regionais, também conseguiram captar mais de US$ 153 milhões. Juntos, vencedores e finalistas já tiveram exits (saídas: venderam suas empresa) que totalizam US$ 350 milhões.
Em 2012, o vencedor global foi o app para Android Mighty Text, que permite o envio de SMS via computadores. Em 2013, foi o app I on Road, que pode melhorar a condução do seu veículo utilizando tecnologia de realidade aumentada e a câmera do seu smartphone.