* Por Daniel Bilbao
Estamos diante de uma situação que seria impossível prever em nossos exercícios. O melhor conselho é tirar lições de crises anteriores.
Muito foi escrito sobre a covid-19. Tenho certeza de que será o tema mais pesquisado de 2020 e duvido que qualquer evento em nossas vidas coletivas tenha tanto impacto quanto esse.
Não sou estranho a crises. Eu vivi mais de uma e é por isso que acho que sou um bom recurso para você agora. Em tudo, perdi e falhei em algumas coisas e venci em outras. Mas o mais importante, foi tudo o que superei e aprendi.
Hoje, quero falar sobre essa última, as lições aprendidas e que sei que, com o conhecimento da causa, podem servir mais de uma vez. E quem sabe, talvez ajude várias pessoas a ficarem bem depois de tudo isso, ou pelo menos não tão afetadas quanto certamente imaginam que serão.
Antes de começarmos, quero lhe pedir duas coisas. O primeiro é um pouco sensível para a maioria. Trata-se de colocar-se no lugar de Daniel, há 3 anos, quando ele estava enfrentando a crise que eu vou compartilhar com vocês. Somente assim, poderá receber minhas lições de uma perspectiva mais real. Segundo, que você se sinta empoderado a ajudar pessoas que, como alguns de vocês, estão paralisadas pelo medo e que, infelizmente, não posso alcançar com este artigo.
Alguns anos atrás, entre 2015 a 2017, eu trabalhava na Beepi, uma startup em São Francisco que comprava e vendia carros usados online. Essa experiência, para mim, foi sem dúvida uma daquelas experiências de trabalho que moldam a pessoa como líder e pessoa. Vou dividi-la em três fases.
A parte bonita: o hipercrescimento
No primeiro ano e meio, passamos de 20 funcionários para 300 e atingimos US$ 500 milhões em valorização. Essa fase foi extraordinária para mim. Trabalhei em várias áreas e equipes, criei departamentos inteiros do zero, liderei alianças importantes e aprendi a trabalhar com bancos gigantes.
Eu deixei de ser um completo ignorante em tecnologia, de não ter ideia do que era um sprint, para ter um pseudo-mestrado em startups de tecnologia e escalabilidade.
A parte feia: da queda à morte
Beepi falhou por várias razões, as opiniões variam dependendo de quem pergunta. Por um lado, a unit economics (a receita e os custos associados a cada unidade) eram difíceis. Por outro lado, houve uma queda na disponibilidade de investimentos que nos surpreendeu com pouco runway (investimento não utilizado). Finalmente, houve erros de tempo de execução e mais alguns que não valem a pena mencionar.
Apesar de tudo, não tenho dúvidas de que, se tivéssemos sobrevivido, teríamos sido gigantes. De fato, nosso concorrente direto, Carvana, é hoje uma empresa pública na Bolsa de Valores de Nova York e, com todo o colapso do coronavírus, possui uma capitalização de US$ 9 bilhões. Infelizmente, o resultado foi bem diferente e quero aproveitar a oportunidade para terminar de contar a história.
Nunca antes na minha vida trabalhei tanto ou sob uma carga de estresse tão alta. Levanta-me às 6 da manhã com enxaqueca e, tendo dormido pouco, vomitava, tomava banho e ia trabalhar. Fazia minha reunião diária com a equipe, olhava nos olhos e os motivava, depois enlouquecia procurando oportunidades de aliança, como melhorar o custo de aquisição de cada cliente, novas formas de atrair usuários, entre outras coisas, para impedir que a empresa falhasse.
Eu trabalhava até tarde todos os dias da semana e, assim que voltava para casa, minha esposa me via, perguntava como eu estava e chorava imediatamente. Vestia um rosto permanente de tragédia. Dormia no máximo quatro a cinco horas por dia e repetia o mesmo ciclo: dormindo pouco ou quase nada, sentindo-me doente, indo trabalhar. Fiquei assim por cerca de três meses e todos os dias o panorama era mais nítido e pior do que perturbador. Se não levantássemos capital, deixaríamos de existir.
Nesta situação, a equipe entrou em pânico. O fechamento latente de Beepi não era a única coisa fora do meu controle. Rumores de cortes na equipe, conversas sobre nossa falta de capital fizeram com que a moral da equipe despencasse.
A parte importante: a dos aprendizados
A baixa moral de uma equipe é como um vírus e se espalha muito facilmente em todos os níveis de uma organização. É por isso que é tão importante controlá-la e mitigar os efeitos que isso tem sobre produtividade, comprometimento e motivação.
Mas isso você certamente já sabe. O que podem não saber (isso é para aqueles que estão enfrentando sua primeira crise) é que é precisamente nos momentos mais sombrios que aprendemos a ver as coisas com mais nitidez. Como um dia claro depois de uma chuva forte: bem assim.
Estou muito certo de que não é igual que aprender coisas por conta própria como e aprender através da experiência de outras pessoas, mas estou convencido de que as lições que aprendi o ajudarão a enfrentar esta crise; portanto, aqui estão as lições que considero universais e que pode ajudá-lo tanto quanto a mim.
Lições para superar a crise
Se você trata pessoas como adultos, elas se comportam como adultos
Aprendi isso com meu pai há muito tempo, mas confirmei com minha passagem na Beepi. Sempre temos uma alternativa, ou tratamos nossos colaboradores como crianças e revisamos todas as tarefas que eles realizam com uma lupa, ou damos a eles as ferramentas necessárias e a confiança necessária para fazê-los se sentirem responsáveis e comprometidos em oferecer o melhor trabalho possível.
O primeiro, na minha experiência, gera birras e inibe a tomada de decisões executivas e boas idéias. Porque, se tudo é questionado e as pessoas não se sentem livres para fazer o que devem, simplesmente se contentam em dar crédito a seus líderes em vez de explorar opções que podem ajudar muito a operação de um negócio.
Devemos pensar a curto prazo, para que o medo da incerteza não nos paralise
Estamos em crise hoje e isso não vai mudar amanhã ou no dia seguinte. Não adianta pensar no que acontecerá em 6 meses ou um ano. Viver no presente, resolver o que podemos hoje é fundamental para reduzir o estresse.
Há algo muito verdadeiro que você certamente ouviu, mas quero repetir para você. A maioria das coisas com as quais nos preocupamos nunca acontece. Além do mais, só para você saber, há pesquisas que chegaram à conclusão de que apenas 10% das coisas que achamos que vão acontecer realmente acontecem.
Agora, não se trata de apenas esperar que as coisas se resolvam. Eu também não quero dizer que nada de ruim vai acontecer, não. Mas quero enfatizar que é importante escolher as batalhas que vamos travar e nos ocupar ao invés de nos preocuparmos. Também é muito importante que deixemos de lado as coisas que não estão sob nosso controle, não as tomemos pessoais e entendamos que são temporárias. Essa pandemia e as crises em nossos negócios não durarão a vida inteira.
Quando entendemos nosso pior cenário, podemos nos concentrar no que podemos fazer para melhorá-lo
Quando tomamos como certo que o pior que pode acontecer acontecerá, mudamos nossa mentalidade e também mudamos a história que contamos a nós mesmos – nossa narrativa. Naquele momento, vemos lucidamente as coisas que estávamos deixando de fazer. Eu dou um exemplo:
Quando Beepi estava à beira da morte, pensei que ia perder meu emprego e meu visto para ficar nos Estados Unidos. Eu também perderia o da minha esposa. Presumi que ninguém me contrataria e que minha carreira provavelmente estaria arruinada.
Eu disse para mim mesmo “de jeito nenhum” e fiz meu duelo. Era o que eu tinha que viver, pensei. Mas foi diante dessa renúncia que decidi melhorar a situação da minha equipe e ajudá-los a encontrar trabalho.
Transparência é melhor do que dizer a verdade mínima exigida
Uma das coisas que aprendi e defendo é que não devemos subestimar nossas equipes. Assim como muitos se comportam como adultos quando os tratamos como tais, eles também aguentam más notícias em tempos difíceis. Eu chegaria ao ponto de dizer que eles ficam agradecidos quando alguém as compartilha.
Não há necessidade de esconder o que acontece, por mais desconfortável que seja. Não basta apenas recitar fatos como “a economia não está indo bem”, “estamos diante de uma recessão” ou “nossa renda se contraiu”. Todos já sabem disso. O importante é ir além dos fatos, para que as pessoas ajam de acordo com nossa nova realidade e se belisquem, se necessário, para que o navio não afunde.
Não é apenas bom pedir ajuda, é importante fazê-lo
Estamos em um momento em que 99% das startups são muito frágeis. Ou porque ainda não haviam atingido seu ponto de equilíbrio, ou porque estão perdendo clientes ou porque não levantaram capital suficiente para aguentar os próximos meses.
Seja qual for o caso, quero lhe contar uma coisa. Não vale a pena se arrepender ou se vitimizar. Sei que uma coisa é falar e uma outra muito diferente é fazer, mas não poderíamos prever nada disso nos 10.000 exercícios que fizemos para nossos negócios. Absolutamente nada. A probabilidade era muito, muito baixa.
Não é por isso que irei dizer que isso é fácil. Você não vai ouvir isso de mim. Vale a pena ficar estressado, deprimido, angustiado, não querer sair da cama, não conseguir dormir bem e até sentir-se doente. O que não pode acontecer é que não buscar ajudar para se mexer e que permaneçam nesse estado permanentemente.
Leia-me bem. Ninguém pode sozinho. Hoje isso não pode ser mais verdadeiro. Se você olhar em volta, tenho certeza de que haverá alguém que pode ajudá-lo.
Daniel Bilbao é o cofundador e CEO da Truora, uma startup de tecnologia da América Latina que busca evitar fraudes na região. Ele é um investidor anjo, membro do conselho da Frubana e embaixador da Innpulsa no Vale do Silício.