A terceira edição do Startup Weekend em Recife se tornou um polo de conhecimento sobre o segmento no Nordeste durante esse final de semana na cidade. Segundo o facilitador do evento, Thiago Diniz, foi um dos “melhores Startup Weekends” da cidade.
“Houve vários mentores que vieram para Recife pagando do próprio bolso”, ele me contou, há pouco, por Skype. “Foi um verdadeiro encontro de empreendedores, muitos deles vindo de Natal, Fortaleza, João Pessoa e Maceió”, disse.
Esta edição contou com a presença de um total de 120 participantes, que trouxeram 46 novas ideias. Destas, 16 ideias foram escolhidas – mas somente 13 chegaram à final. Foram três dias de intensa execução dos projetos, totalizando 54 horas de trabalho.
Quem faturou os louros de melhor projeto foi o pessoal do Beer Up, um aplicativo para procurar as cervejas mais baratas da cidade, e ganharam uma viagem a um evento em Brasília. Aliás, alguns fãs paulistanos de cerveja já perguntam se o app funciona aqui por essas bandas, mas, segundo os desenvolvedores, é questão de tempo para operar aqui no Sudeste – falta um produto assim, não acham?!
Voltando ao evento em si, o mais bacana, segundo Diniz, foi o apoio maciço local. “Houve muita gente de fora da área de tecnologia, ou seja, além de programadores e desenvolvedores, tivemos designers, publicitários, marqueteiros – e isso tudo elevou a qualidade dos projetos apresentados”, comemorou.
A presença de Tallis Gomes, do Easy Taxi, foi fundamental, segundo ele. “Ele falou sobre como dar o pitch e sobre como prepará-lo. O próprio Easy Taxi surgiu em um Startup Weekend. Foi muito importante porque mostrou starturps de verdade que ganham dinheiro de verdade.”
O mais legal é que o primeiro Startup Weekend foi seminal para o surgimento do cenário dessas empresas lá em Recife. “Pernambuco tem uma cultura de TI muito forte, mas não se formavam startups, essa troca e esse engajamento entre empreendedores surgiu a partir daí”, finaliza.
O site Manguez.al compila a maioria de startups surgidas por lá nos últimos tempos. Vale lembrar que o organizador do Startup Weekend em Recife é o Eduardo Rocha. A marca Startup Weekend não tem fins lucrativos e é itinerante (já rolou em vários lugares do Brasil e do mundo).