O Startup Summit 2024, que ocorrerá em Florianópolis entre 14 e 16 de agosto, traz para a edição uma programação renovada e um forte compromisso com práticas de ESG. Com o objetivo de reforçar o engajamento social e ambiental, o evento contará com uma série de iniciativas e ações voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade social.
Entre as novidades, se destaca a programação especial voltada para startups de impacto. Organizado pelo Sebrae Startups, o evento reunirá 226 startups selecionadas, que participaram da última edição do Prêmio Sebrae Startups. Destas, 40 terão a oportunidade de participar de rodadas de investimento, conectando a investidores e fundos dedicados a projetos com foco em impacto social e ambiental.
A agenda do evento será dividida da seguinte forma:
Dia 14/08:
– 14:00 às 14:50: Palestra “Soluções Sustentáveis: Integrando Inovação e Responsabilidade”
– 15:10 às 15:45: Painel “Impacto 360: Investindo na Diversidade para Resultados Escaláveis”
– 16:05 às 16:40: Discussão “O Papel das Startups de Impacto na Mitigação de Desastres Climáticos: Caso das Enchentes do RS”
– 17:00 às 17:35: Apresentação “Ecossistema Brasileiro de Startups de Impacto: Ações e Recursos para Soluções Socioambientais”
Dia 15/08:
– 09:00 às 12:30: Rodada de Investimento de Impacto
Dia 16/08:
– 13:30 às 13:50: Atividades da Vertical de Impacto no estande do Sebrae Startups
– 13:30 às 17:00: Exposição das Startups de Impacto e concessão do selo “Startup de Impacto” do Sebrae Startups
“Em 2024, queremos intensificar nosso impacto social e ambiental. As empresas parceiras são, em sua maioria, startups de impacto, um setor que o Sebrae Startups tem apoiado ativamente.”, destaca Alexandre Souza, Gerente de Inovação do Sebrae/SC.
As principais medidas ESG implementadas no evento incluem:
– Gerenciamento de Resíduos: Implementação de um sistema rigoroso de coleta seletiva e parcerias para reciclagem.
– Redução de Plástico: Utilização de copos reutilizáveis e incentivo ao uso de garrafas reutilizáveis.
– Transporte Sustentável: Promoção de transporte público, bicicletas e caronas compartilhadas.
– Empreendedorismo Feminino: Aumento da presença feminina, em parceria com o projeto Sebrae Delas.
– Inclusão Social e Educação Empreendedora: Participação gratuita de mais de 300 jovens vulneráveis, com suporte completo.
– Prototipando a Quebrada: Programa que levará 30 jovens de comunidades periféricas para vivenciar o ecossistema de inovação.
– Compensação de Carbono: Plantio de 10 mil árvores para compensar o carbono gerado pelo evento.
O evento também contará com um Lounge ESG, onde serão apresentadas as ações sustentáveis realizadas, incluindo um “reciclômetro” para acompanhar a compensação de carbono em tempo real.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!