O empreendedor Pedro Alves Jr enviou email contando sua história, perguntando se podíamos contá-la. Como ele contou bem, reproduzimos as palavras dele mesmo.
“Nossa startup venceu o Desafio de Startups no Sebrae Startup Day em João Pessoa (Paraba) e gostaríamos de compartilhar algumas informações sobre nós para que vocês nos conheçam.
Somos a ThinkBox Games, startup spin-off da Vsoft. Nosso grande objetivo é desenvolver jogos digitais educativos de alto impacto. Games que consigam trazer resultados reais para a melhoria da educação em nosso país e fora dele. Nosso primeiro projeto que levou quase 2 anos para ser concluído se chama “VRUM – Aprendendo sobre o trânsito“. Trata-se do primeiro game brasileiro de caráter educativo que possibilita a crianças e adolescentes absorverem as principais regras de trânsito de forma divertida e intuitiva.
Todo o conteúdo é baseado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) especificamente para os alunos da 6ª a 9ª séries do ensino fundamental. Nosso objetivo com o produto é oferecer ao governo uma alternativa as cartilhas de educação para o trânsito distribuídas nas escolas pois sabemos que as crianças de hoje não são mais tão atraídas pela mídia tradicional.
O jogo utiliza estratégia de simulação em ambiente tridimensional colocando o jogador em situações da vida real como pedestre, motociclista e motorista. O jogador terá que reagir às situações seguindo as regras de trânsito enquanto cumpre as missões espalhadas pelo mapa da cidade fictícia de Santa Fé. Ao finalizar o jogo, a pontuação pode ser enviada para o Ranking Online (por escola, cidade e estado) onde ficará disponível através do Website da Comunidade VRUM e do próprio game.
Nosso modelo de negócio é baseado na venda de licenças e o jogo pode ser distribuído em DVD-Rom ou por download. O game funciona como material didático complementar e a criança ou adolescente joga em casa (são cerca de 8 horas de jogo) e o professor pode realizar atividades em sala de aula cobrando assuntos abordados no jogo. Estamos focando inicialmente nos DETRAN’s e Secretarias Municipais de Trânsito por sabermos que possuem verba destinada a projetos de educação para o trânsito. Futuramente o jogo poderá ser localizado para outros países com grandes problemas de trânsito (o Brasil é o 5º em mortes, infelizmente).
Finalizamos o projeto a mais ou menos um mês e meio e agora estamos na fase de divulgação. Já temos projetos para outros jogos na área de trânsito em fase de planejamento. Nossa equipe é formada por pessoas que cresceram jogando video games e hoje são Professores, Mestres em Ciências da Computação, Especialistas em Educação, Desenvolvedores de software, Artistas e Administradores. Nosso perfil no Startupbase é: http://startupbase.net/