Cerca de 30% das famílias brasileiras estavam sem pagar contas em novembro de 2022. Em 2021, no mesmo período, o percentual era de 26,1%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Em razão disso, uma das propostas do governo de Lula é lançar o programa Desenrola Brasil, que tem objetivo de beneficiar essas famílias.
A negociação das dívidas acontece por meio de linhas de crédito, oferecidas a princípio por bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Com esses novos meios, cidadãos poderão ter seus nomes “limpos” do Serasa e SPC e sair da inadimplência.
Embora o programa seja para auxiliar, hoje os credores percebem um aumento de dificuldade para ter acesso aos devedores pelo telefone. Também é complicado para a pessoa se organizar com as suas dívidas, uma vez que as cobranças vêm de diferentes call centers, além do receio de responder informações pessoais pelo telefone. Pensando nisso, a startup paulista Agora Eu Pago lançou um mensageiro privado que conecta pessoas físicas e jurídicas endividadas diretamente a todos os credores, call centers e escritórios de todo Brasil.
“No momento atual toda ajuda aos mais de 64 milhões de consumidores negativados, certamente serão bem-vindas. Nesta situação em que chegamos, cabe ao endividado negociar um bom acordo, e para conectar estes consumidores era necessário criar um canal de conexão direta entre credores e devedores”, afirma Edgard Melo, fundador da startup.
Melo é fundador da Acordo Certo, plataforma de negociação de dívidas e concorrente direto da Serasa, que foi vendido para a Boa Vista Serviços, que permite o acesso ao histórico financeiro dos clientes. Com a sua bagagem no mercado e conhecimento sobre plataformas digitais sem interação humana, ele fundou, em novembro de 2022, a Agora Eu Pago para ser um portal onde o devedor se cadastra, através de seu CPF, e tem acesso a todas as suas dívidas por um chat como o do WhatsApp, que está dentro das normas da LGPD e da Anatel.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Como funciona a Agora Eu Pago
Para o devedor
1- O devedor acessa a plataforma Agora Eu Pago e verifica se existe alguma mensagem de cobrança atrelada ao seu CPF ou CNPJ enviada por algum credor/cobrador;
2- Existindo uma mensagem, ele já pode se movimentar para negociar diretamente com o credor/empresa de cobrança onde está a sua dívida.
Assim como no WhatsApp, o devedor pode enviar e receber mensagens escritas e por áudio, mas agora em um espaço seguro, onde tem acesso a suas dívidas e pode entrar em contato com o cobrador para tirar suas dúvidas de forma gratuita.
Para o credor
Todas as mensagens são atreladas ao CPF ou ao CNPJ do devedor, sem precisar ter acesso ao telefone dele;
1- Credores, call centers e escritórios de cobrança de todos os setores podem fechar parceria com a Agora Eu Pago;
2- Ao virarem clientes, eles poderão subir suas bases de cobrança – CPF ou CNPJ de todos seus devedores;
3- No contato inicial, o credor pode montar uma mensagem padrão e disparar para toda sua base – como se fosse uma notificação de cobrança. Depois, o contato se torna humanizado e cada caso é encaminhado de acordo com as suas necessidades;
4- A mensagem só chegará para o devedor, se ele estiver cadastrado na Agora Eu Pago.
“Como a solução não requer nenhuma integração de sistemas e nem informações da dívida em si, tratando-se apenas de um mensageiro de conexão direta, grandes bancos, credores de todos os segmentos, incluindo grandes call centers e escritórios de cobrança, aderiram à solução”, explica Edgard Melo que já tem em seu portfólio clientes como a UZE CARTÕES, Fácil Brasil Call Center, Maklen Contact Center, entre outros.
Através dos parceiros que já estão rodando na plataforma, o Agora Eu Pago já enviou mais de 5 milhões de mensagens diretamente ao CPF dos brasileiros. A estimativa é passar de 200 milhões de recados, com a chegada de novos clientes no primeiro semestre de 2023. A startup também está em busca de investidores no mercado para fomentar o seu crescimento.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.