Este ano vimos surgir um evento de 30 dias de duração (ô louco!) que na verdade funciona como uma aceleradora de startups (neste caso, compactada): diversos mentores ajudam os empreendedores a criarem ou aperfeiçoarem suas inovações. É o Startup Farm, que já aconteceu em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já em janeiro, o evento migra para Belo Horizonte.
A edição mineira do programa será realizada entre 14 de janeiro e 13 de fevereiro de 2012. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. O programa Startup Farm é pago e as inscrições estão sujeitas à aprovação, conforme a adequação ao perfil desejado. O Startup Farm e seus patrocinadores – Peixe Urbano e Sambatech – oferecem bolsas de 100%.
Confira o release:
O Startup Farm é realizado pelo Grupo Instituto Inovação e, em Belo Horizonte, conta com o patrocínio de: Peixe Urbano e Sambatech e o apoio de: Moip, Microsoft, Endeavor, Specta, Eteg, Takenet, TeamWare, StartupDev, 21212, Bootstrappers, Una, Batista Luz, Agenda Fácil, Inseed, Inventta, JChebly, Startupi, Innoveur, ABStartups, Webholic, StartupBase, iMasters e OverMediaCast.
É um programa inédito no Brasil, cuja missão é ajudar a construir startups espetaculares, de forma inovadora, prática e vivencial em um prazo de 30 dias. O programa é dividido em quatro módulos, que abordam temas como processos lean, formação de equipe, estudo de mercado, modelagem de negócio, teste de conceito, elaboração de protótipo, relação com investidores e capital de risco, além da elaboração de “pitches”, que permitem aos empreendedores apresentar rapidamente seus negócios para o público e assim vender seu peixe. Uma experiência muito intensa que exige grande dedicação.
Felipe Matos, criador do Startup Farm explica o objetivo: “O Brasil vive este momento fantástico de desenvolvimento econômico e a geração Y está chegando ao mercado de trabalho, assumindo papéis de decisão. É aí que está a grande missão do Startup Farm, transformar o empreendedorismo digital”.
Um dos diferenciais do Programa são os mentores: o Startup Farm conta com investidores, empreendedores de sucesso e profissionais especialistas em áreas como gestão ágil de desenvolvimento, e-commerce, aplicativos móveis, finanças, modelagem de negócios, dentre outras. “Nossos mentores são referências em suas áreas de atuação e poderão aportar muita experiência e conhecimento nas startups do programa”, afirma Felipe. Outro fator decisivo para o sucesso dos negócios é o fato de que as equipes trabalham durante o dia em espaços de coworking, ou seja, locais criados para permitir a criatividade, a interação e a colaboração entre as equipes.
Em 2011 o Programa já passou por Rio de Janeiro e São Paulo. Em janeiro é a vez de Belo Horizonte receber a iniciativa e abrir a agenda do Startup Farm 2012, que no próximo ano prevê visitar 10 cidades brasileiras.
Bolsas
Conheça o perfil de projetos desejados por cada patrocinador:
O Startup Farm quer sua startup no programa! Estamos oferecendo bolsas para times de startups com projetos inovadores de empreendedorismo digital e para desenvolvedores que procuram novos desafios.
A Samba Tech é a plataforma de vídeos online líder da América Latina, com soluções pioneiras para gestão e distribuição profissional de vídeos. A empresa patrocinará o time com a melhor proposta que utilize sua API, que permita obter o máximo de recursos da sua plataforma Liquid, desenvolvendo soluções aderentes ao negócio da Samba.
Peixe Urbano, maior site de compras com desconto em estabelecimentos comerciais da América Latina, patrocinará 05 times, cuja proposta do projeto possa utilizar de alguma forma sua API, para gerar negócios para a empresa.
Prazo Inscrição para Bolsas: 21 de dezembro de 2011.
Prazo Inscrições gerais: 5 de janeiro de 2012.
Realização: de 14/01 a 13/02/2012.
Inscrições e mais informações em: http://startupfarm.com.br/
Assista aos vídeos aqui.
Edições anteriores
São Paulo:
Quando: 20/08 a 19/09/2011
Quem: 51 empreendedores entre universitários, programadores, administradores, marketing e design.
Times: 18 negócios digitais inovadores.Vencedores: O vencedor em 1º lugar foi a Evolup, plataforma que permite a um usuário leigo criar seus próprios jogo e compartilhar com amigos nas redes sociais. O 2º lugar ficou com a Overmedia Cast, serviço de análise de comportamento de audiência, conversão, dentre outras estatísticas da audiência de vídeos online. O 3º lugar foi conquistado pela Wabbers, aplicativo que através de crowdsourcing de condições do trânsito e bases de dados de informações de trânsito, gera melhores rotas em tempo real.
“Tudo que aprendi durante esse mês vai ficar para sempre na minha vida. Sei agora o que quero para mim. Todos ganharam muito em participar Obrigada!” (membro do Evolup, 1º lugar em SP)
Rio de Janeiro:
Quando: 29/10 a 28/11/2011
Quem: 54 empreendedores entre programadores, profissionais de gestão, marketing, design e conteúdo.
Times: 19 negócios digitais inovadores
Vencedores: O 1º lugar ficou com a Easy Táxi, que trouxe a proposta de chamar um táxi com apenas um clique no smartp hone. O 2º lugar foi para a Listus, que apresentou um sistema para integrar a lista de presentes de casamento. A equipe Woobbr, com o 3º lugar, conecta marcas do varejo de moda e usuários por meio de geolocalização.
“O Startup Farm contribuiu diretamente para o amadurecimento do nosso plano de monetização, que foi o responsável por redefinir nosso modelo de negócio. Com excelentes mentorias e uma grande contribuição do Felipe Matos (gênio!), percebemos que a porta de entrada para o mercado não estava nas cooperativas, mas sim na força dos taxistas individuais”. (Time Easy Taxi, 1º lugar no Rio)