Chama-se Startup Jam (e apreciadores de guloseimas como eu entendem como geléia startup à base de amoras silvestres) um evento que vai acontecer em São Paulo nos dias 9 e 10 de agosto, no campus Aclimação da FIAP. Boca livre? Picnic? Reunião de usuários compulsivos de aplicativos de pedir comida? Não.
Trata-se de mais do que de uma hackathon (maratona de desenvolvimento), é uma imersão, um intensivo em que diversos mentores e profissionais especializados vão ajudar empreendedores, desenvolvedores e inovadores em geral a tirarem suas ideias da cabeça – e do papel. Vai ter palestras, mentoria (com investidores, tecnologistas e empreendedores com bagagem) e também um grau de competição, com banca de avaliadores e um prêmio de R$ 10 mil. Veja tudo no site, é bastante coisa.
Pra quem não lembra, Blackberry é aquela linha de smartphones projetada com apoio da IDEO e lançada bem antes do iPhone existir (pela empresa que se chamava Research in Motion, RIM, mas agora ficou só Blackberry mesmo). Mas não é por ser o pai dos smartphones de sucesso (especialmente no meio corporativo) que o Blackberry parou no tempo. A marca também mantém uma loja de aplicativos, a BlackBerry World, que segue ganhando apps, inclusive brasileiros, como o Rabiscapp, feito no Recife.
Mas, para participar, basta você ter uma ideia de negócio que possa ser implementada com tecnologia, usando a web ou mobile (celulares) como canal. Ah, sim, e pagar uma taxa de R$ 30,00. Mas isso e outras coisas você confere lá no site do evento.
Imagem: malglam/Flickr (CC)