A Crowdtask está na segunda turma do Start-Up Brasil, mas essa não é sua característica mais importante. A startup é também a primeira de crowdsource no Brasil. O modelo existe nos Estados Unidos com empresas como a Crowdsource e a CrowdFlower. Mas o que é crowdsource? Segundo Robert Pinto, CEO da empresa, é um trabalho dividido em várias partes e feito por várias pessoas online com o objetivo de obter um resultado mais rápido.
O melhor exemplo é o primeiro trabalho da empresa de quando ainda tinha um outro nome. “Começamos com teste de software alocando pessoas da internet para descobrir se o software funcionava bem. Era um modelo pago por bug encontrado”, explica Robert. A startup hoje aceita projetos de tradução, transcrição de vídeo e imagem, digitalização e valor de preço de produtos online ( match de produtos com um robô que consegue saber se o produto especificado é realmente o mesmo comparado), todos feitos por muitos convocados online que recebem uma porcentagem do valor pago pelo requerente da tarefa.
A Crowdtask funciona em Belo Horizonte e pelo Start-Up Brasil é acelerada na Acelera MGTI. Robert explica que sua principal missão para a startup no momento é consolidar os serviços já oferecidos para aumentar a carteira de clientes. A empresa já tem como clientes um player de desenvolvimento de software, duas lojas de comparação de preço e um grupo de e-commerce. Robert diz que os próprios clientes pedem confidencialidade.
O CEO afirma que os clientes elogiam as tarefas feitas e que o maior desafio é vender e espera que a aceleração o ajude justamente nessa parte. “O mais difícil é tocar o coração do cliente e queremos saber mais sobre isso, mas também estamos ansiosos para ter visões novas de negócios com outras startups além de uma mentoria direcionada”, diz.
Depois de otimizar a plataforma, o empreendedor diz que quer direcionar ainda mais a plataforma. “Hoje não aceito qualquer tarefa, fazemos coisas mais direcionadas. A ideia é atender fatias do mercado”, afirma. O empreendedor espera ter o dobro de clientes até o fim do ano.