Sem os gritos de “dou-lhe uma, dou-lhe duas…”, a Melt criou um sistema de compra de mídia interativa em tempo real por meio de leilão. O espaço comprado se refere a notícia do momento e iria para o leitor daquela matéria ou site especificamente. Segundo dados internos, em 2013 a startup cresceu 267% e conseguiu 115 novos clientes, entre eles Sky, Oi e Brastemp, mas trabalham lado a lado com agências de publicidade.
Criada em outubro de 2011, a Melt teve várias mudanças no plano de negócio e em seu formato atual, é a primeira empresa do tipo na América Latina e aproveita o momento de voo solo. Guilherme Mamede, o CEO da empresa, diz que hoje, mais da metade das agências de publicidade que eles visitam já conhecem o serviço de DSP (Demand-side plataform, sistema que permite que compradores de anúncios digitais consigam gerenciar várias peças de propaganda simultaneamente) e já sabem o que é e como funciona. A empresa já recebeu investimento externo, mas Mamede diz que ainda não divulga nomes, nem valores.
Veja abaixo a entrevista que o Startupi fez com Mamede:
Startupi: Como funciona o sistema da Melt?
Guilherme Mamede: Compramos mídias por meio de leilões e o que nos orienta para a precificação é a audiência. Conforme servimos mídia, vamos estudando o perfil de audiência que melhor se adequa ao anunciante, e a partir de um determinado tempo podemos dar lances maiores, por exemplo, para homens de 25 anos que são casados e interessados em artigos de luxo, porque a plataforma entendeu que esse tipo se adequaria melhor ao produto ou serviço anunciado.
Vocês já possuem quantos clientes no total? Qual é o feedback que vocês recebem deles?
Já rodamos campanhas para mais de 400 clientes distintos. Os últimos feedbacks que nós recebemos foram ótimos, já que envolvem grandes clientes. Claro que não somos unanimidade entre nossos clientes, mas atualmente o índice de satisfação tem sido bem alto e os clientes não ficam só na primeira campanha, acabam veiculando várias vezes.
Vocês têm clientes de outros países?
Hoje conversamos com clientes do mundo todo. Tanto clientes de fora que querem veicular campanhas no Brasil, quanto clientes da América Latina querendo que veiculemos campanhas pra eles.
Quem hoje é o principal cliente da Melt?
Agências e grandes anunciantes. O papel das agências é muito importante para o sucesso de uma campanha de mídia. Apesar do movimento de algumas empresas internalizarem todo o serviço, criando houses, há uma grande diferença da linha criativa de uma agência quando comparado a um anunciante. Quando falamos de grandes marcas então, as peças publicitárias estão sempre em sintonia com as campanhas off-line, o que reverbera muito bem na performance on-line.
Como vocês monetizam a plataforma?
A cada mil impressões servidas nós cobramos um fee de R$0.16. Porém estamos sempre atrelados a performance e quando os objetivos do cliente não são atendidos, em pouquíssimo tempo a plataforma pode pausar a campanha sem maiores prejuízos.
Qual é o custo médio dos serviços da Melt?
Trabalhamos com uma tabela regressiva de CPM, incentivando anunciantes que veiculem mais a pagar menos.
Como vocês recolhem as informações das pessoas para direcionar a propaganda?
Por cookies. Esses clusters são preenchidos por cookies que implantamos através de tags no site do anunciante ou adquirindo nos data providers (empresas que clusterizam audiência e vendem pro mercado).
Por que o nome Melt?
Melt de certa forma significa fusão, e queríamos que com esse nome, pelo menos pra gente simbolizar que a Melt é uma plataforma que se plugaria em quantos parceiros fossem necessários para que nossos anunciantes conseguissem ter uma visão holística da compra de mídia sem necessidade de outras plataformas.
Quais são os próximos passos da empresa?
Queremos nos consolidar no Brasil como sendo a principal DSP do mercado e em breve conquistar novos mercados na América Latina.