O Teckler, rede social criada recentemente que remunera os usuários pelo conteúdo produzido, é a única startup brasileira a ganhar o World Summit Award (WSA), premiação concedida pelo braço operativo da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação da ONU, o Centro Internacional de Novas Mídias.
O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores iniciativas dentro de conteúdo on-line, além de aplicações ICT (banco de dados, publicadores, processadores de texto, dentre outras) inovadoras voltadas para conteúdo on-line. O anúncio foi feito no domingo (28), durante o evento WSA 2013, no Sri Lanka, cujo intuito é trazer as principais tendências mundiais da internet.
Dentre as 40 vencedoras, o Teckler é a única brasileira que figura na lista. Foram 461 projetos inscritos provenientes de 168 países. A rede social brasileira foi escolhida na categoria e-Media & Journalism – são oito categorias diferentes.
O Teckler tem um sistema que segmenta os anúncios por categorização orgânica de tópicos, ou seja, é possível segmentar a publicidade de acordo com interesses dos usuários.
A maior parte do lucro desses anúncios – 70%, segundo informa a startup em comunicado – é repassada aos usuários provedores de conteúdo. A plataforma também tem um botão descurtir, o que dá autonomia ao usuário e garante aos leitores acesso aos temas que realmente os interessam. Na nota, a companhia também afirma que tem 2 milhões de visitantes únicos e mais de 160 mil tecks (conteúdo gerado no site com texto, foto ou vídeo).
Os vencedores, segundo o site da WSA, terão acesso à rede de contatos da premiação (com líderes de indústrias de 160 países), divulgação nos canais do prêmio, contato com patrocinadores e apoiadores e destaque no site, dentre outros benefícios.