Tanto a Start You Up quanto a Artemisia vão encerrar as inscrições para as turmas de aceleração neste domingo, dia 8 de dezembro, segundo informações que elas me repassaram.
Startups com foco nos setores de educação, saúde e habitação com potencial para atender classes C, D e E podem fazer as inscrições, que são gratuitas, por aqui.
Entre os critérios de seleção, segundo divulga esta aceleradora, estão o impacto social – negócios com produtos e serviços desenhados para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda –, empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil para melhor; potencial de escala (modelos lucrativos com soluções escaláveis); e estágio de maturidade, ou seja, negócios em fase inicial: de ideias piloto até startups com produtos no mercado e que buscam rápido crescimento.
Quanto à Start You Up, há um edital aberto para o novo time de empreendedores, voltado para startups do Brasil e do mundo. Aqui no Brasil, o programa de aceleração acontece no Espírito Santo e no Alagoas (no último Estado, aliás, a aceleração ocorre sob comando do investidor-anjo João Kepler).
Além de mentores brasileiros, segundo relata a Start You Up, o período de aceleração contará com a orientação de especialistas do Vale do Silício, Inglaterra e Dinamarca.
“Trabalharemos com 10 startups por ano (ou mais dependendo do qualidade da startup), e temos capacidade de investir, até R$ 30 mil por startup. O percentual da empresa cedido para a aceleradora gira em torno de 15%”, explica Marcilio Riegert, CEO da aceleradora.