A Speak, plataforma de aprendizagem da língua inglesa apoiada pelo fundo de investimento inicial da OpenAI, o OpenAI Startup Fund, recebeu investimento de US$ 16 milhões em uma rodada de financiamento de Série B liderada pelo investidor anjo Lachy Groom.
Os cofundadores do Dropbox, Drew Houston e Arash Ferdowsi, também participaram da rodada, que eleva o total arrecadado da startup para US$ 54 milhões. O investimento será usado para apoiar o lançamento do Speak em mais países até o final do ano. A startup atualmente está em cerca de 20 países, incluindo Japão, Taiwan, Alemanha, França, Brasil e México.
“Tem sido incrível ver que a experiência de aprendizagem que passamos anos aprimorando em um único mercado, a Coreia do Sul, provou ressoar quase sem necessidade de modificações em mercados e culturas em todo o mundo”, diz Connor Zwick, CEO da empresa, em um comunicado à imprensa. “Olhando para o futuro, planejamos levar nosso tutor com tecnologia de IA para a maioria dos principais mercados do mundo até o final deste ano e estamos nos preparando para um lançamento nos EUA, oferecendo aos falantes de inglês a capacidade de aprender outros idiomas.”
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
História da Speak
A Speak foi fundada em 2016 por Connor Zwick e Andrew Hsu. Zwick veio da edtech, ele vendeu sua primeira startup, o aplicativo de flashcards Flashcards+, para a Chegg em 2013, enquanto Hsu tem formação em neurociência.
Zwick e Hsu se conheceram originalmente através da The Thiel Fellowship. Antes de iniciar a Speak, a dupla passou um ano estudando e pesquisando aprendizado de máquina e desenvolvendo algoritmos de detecção de sotaque usando vídeos do YouTube como dados de treinamento.
Com o aplicativo Speak para Android e iOS, os usuários podem praticar a conversação em inglês por meio de uma coleção de experiências interativas. O aplicativo pode manter conversas abertas guiadas por um “tutor de IA” sobre uma variedade de tópicos, ao mesmo tempo que fornece feedback sobre pronúncia, gramática e vocabulário. A Speak afirma que ajudou quase 6% da população da Coreia – cerca de 3 milhões de pessoas – a aprender inglês.
Investimento da OpenAI
O investimento da OpenAI foi muito mais do que financiamento. A Speak teve acesso antecipado aos sistemas OpenAI e aos recursos do Azure da Microsoft, colaboradora próxima da OpenAI, com isso, a startup começou a explorar a tecnologia de IA da empresa para novos recursos e funcionalidades.
Em março, a Speak atualizou seu AI Tutor com o modelo de geração de texto GPT-4 da OpenAI, que permitir feedback “altamente personalizado e contextual” para os alunos, afirma o fundador. “O GPT-4 é capaz de gerar texto com maior grau de precisão e coerência, o que permite interações mais naturais e instrutivas para os alunos”, escreveu Zwick em uma postagem no blog. “Isso, por sua vez, se traduz em maior envolvimento do usuário e melhores resultados de aprendizagem.”
Também em março, a Speak adotou a API Whisper da OpenAI para reconhecimento de fala multilíngue e colaborou com a OpenAI em novos plug-ins para ChatGPT, o chatbot viral de IA da OpenAI. O plugin do Speak permite que os usuários do ChatGPT acessem uma versão da experiência de ensino de idiomas da startup por meio do ChatGPT e marcou a primeira incursão do Speak no ensino além do inglês.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.