A classe artística compõe um mercado bastante atraente: são 11 milhões de pessoas que trabalham diretamente com o tema, sejam como artistas, sejam como produtores, segundo um relatório feito pelo Ministério da Cultura.
Pensando nisso, artistas profissionais e aqueles que desejam se capacitar têm o seu espaço virtual para abrir o seu portfolio online e serem encontrados com mais eficiência na rede. Estamos falando do SouArtista.Pro, plataforma criada em Curitiba. A startup está sendo incubada no programa Hub Fellowship do Impact Hub Curitiba, e acelerada pela Supernova, também em Curitiba. Além do idealizador Dan Queirolo, estão na equipe o designer Rafael Bortoli e os desenvolvedores Luis Henrique Ribeiro e Phillipe Santana.
Conversei um pouco com o Dan – vejam o que ele nos conta.
Fale sobre o produto que vocês oferecem.
Atualmente na plataforma oferecemos a possibilidade dos artistas criarem seus portfolios online e serem encontrados rapidamente por quem busca qualquer tipo de artista. Além disto lançamos o blog com informações relevantes para o desenvolvimento profissional dos artistas. Ambas são gratuitas no momento.
Dentro de um mês, vamos implementar um sistema de vagas na plataforma, semelhante ao da Catho e aí o artista precisará pagar uma assinatura para ter acesso às vagas e alguns cursos online.
Qual o objetivo da plataforma?
O objetivo é colaborar com o desenvolvimento profissional dos artistas profissionais do Brasil, conectando artistas, empregadores, fãs e anunciantes, e de forma mais ampla, colaborar com o crescimento e desenvolvimento da Economia Criativa do Brasil.
Quantos usuários possui?
Estamos com cerca de 200 artistas cadastrados na plataforma e 300 leitores no blog.
Vocês já tiveram investidor ou aporte?
Não buscamos até agora investimento, mas estamos abertos a negociações.
Quem são os fundadores da startup?
Dan Queirolo é o CEO e faz parcerias estratégicas, produção de eventos e design instrucional para os cursos online que estão sendo elaborados.
Rafael Bortoli é UX &UI Designer e desenha a plataforma e cada detalhe visual online.
Luis Henrique Ribeiro e Phillippe Santana são os desenvolvedores da SouArtista.Pro.
A startup está em funcionamento?
Sim, mas está em fase inicial. Somos apenas os 4 fundadores.
Desde quando vocês vêm trabalhando na ideia?
A ideia surgiu em dezembro de 2012. Dan Queirolo correu atrás de parcerias, estruturou o negócio mas somente em julho encontrou sócios para desenvolver a plataforma, que começou em julho de 2013.
Qual a facilidade da plataforma?
Nós oferecemos rapidez e agilidade em encontrar artistas, informações e cursos com assuntos relevantes, e de forma barata para o Brasil todo
E quanto à vantagem em relação a outras?
A certeza de encontrar a informação, capacitação, oportunidades de trabalho ou o artista que procura.
(Crédito da imagem: Flickr)