A Sophos anunciou a aquisição da Arco Cyber, empresa britânica especializada em garantia em cibersegurança. Segundo a companhia, a operação faz parte de sua estratégia para fortalecer governança, gestão de riscos e comprovação de eficácia de controles de segurança para organizações de diferentes níveis de maturidade.
Com a incorporação, a Arco Cyber passa a integrar o programa Sophos CISO Advantage, abordagem que combina plataformas integradas, IA agêntica e expertise humana entregue em parceria com provedores de serviços gerenciados (MSPs) e provedores de serviços gerenciados de segurança (MSSPs). A Sophos afirma que o modelo busca oferecer insights em tempo real sobre desempenho de controles, mantendo supervisão humana nas decisões.
A tecnologia da Arco Cyber adiciona recursos para validação contínua de controles, mapeamento a estruturas de risco e conformidade e geração de relatórios executivos que apoiam decisões estratégicas. Esses recursos serão incorporados ao Sophos Central, plataforma que reúne serviços de consultoria, detecção e resposta gerenciadas (MDR) e ofertas entregues por parceiros.
“O que falta para a maioria das organizações é a capacidade de governar essas ferramentas, entender se os controles realmente estão funcionando e tomar decisões informadas sobre riscos. A Arco construiu uma plataforma e uma equipe que oferecem clareza, responsabilidade e comprovação. Esse trabalho apoia nossa estratégia e dá aos clientes uma base mais sólida para simplificar a conformidade e gerenciar riscos cibernéticos com confiança”, disse Joe Levy, CEO da Sophos.
A Sophos também destaca o papel dos MSPs e MSSPs na execução do CISO Advantage. Segundo a empresa, a proposta é permitir que esses parceiros atuem como consultores estratégicos de segurança, usando governança orientada por IA e garantia contínua para apoiar clientes na priorização de riscos e na tomada de decisão.
O anúncio menciona uma lacuna global de liderança em cibersegurança: estima-se que existam cerca de 359 milhões de organizações no mundo, mas menos de 32 mil possuem um Chief Information Security Officer (CISO). Mesmo entre aquelas com liderança dedicada, há demanda por métricas objetivas de eficácia de segurança para conselhos, reguladores e seguradoras.
Para Phil Harris, diretor de pesquisa em soluções de Governança, Risco e Conformidade da IDC, o mercado está migrando de monitoramento de alertas para demonstração de impacto. “Conselhos, reguladores e seguradoras querem evidências claras de que os investimentos em segurança estão reduzindo riscos e fortalecendo a governança. Plataformas que integram detecção e resposta com garantia, consultoria e métricas baseadas em risco estão mais alinhadas à forma como as organizações realmente operam. A combinação entre Sophos e Arco Cyber representa uma nova categoria de plataforma de cibersegurança orientada por resultados, que conecta operações, garantia e gestão de riscos”, afirmou.
Matt Helling, CEO e cofundador da Arco Cyber, disse que a integração amplia o alcance da empresa. “A Arco foi fundada para ajudar as organizações a saírem da suposição e chegarem à comprovação em cibersegurança. Ao nos unirmos à Sophos, conseguimos avançar nessa missão e alcançar muito mais clientes que enfrentam dificuldades para demonstrar a eficácia de controles, priorizar riscos e justificar decisões de segurança. A Sophos compartilha da nossa visão de que a cibersegurança deve oferecer clareza, confiança e controle — e não apenas dados. Juntas, podemos ajudar organizações de todos os portes a transformar a segurança em uma disciplina de negócio gerenciada e defensável.”
A Sophos afirma que continuará a vender e entregar suas soluções por meio de parceiros revendedores e MSPs em todo o mundo, com a Arco Cyber atuando como equipe dedicada ao desenvolvimento do CISO Advantage dentro da companhia.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!



