A web 2.0 é uma realidade e vemos essa integração em quase todas as aplicações na Internet, eu disse, quase todas. A principal delas, a busca, é ainda uma via única, um mundo em que você caminha sozinho, do início ao fim.
Pensando nisso, os empreendedores Leonardo de Pádua (@leodepadua) e Alexandre Moura (@alesmoura_) resolveram lançar um projeto piloto que promete mudar a forma que realizamos essas buscas hoje em dia. Ele foi batizado de Sonde e foi colocado no ar em sua versão Alpha.
A ideia é continuar a exibir os resultados das buscas utilizando API do Google, mas as semelhanças param depois dos resultados serem exibidos. Graças a essa integração eles conseguiram criar um serviço que agrega a qualidade de resultado do Google e interação entre as pessoas que pesquisam, em tempo-real.
Essa interação se dará através de chats que serão criados dinamicamente, dando aos usuários a possibilidade de conversarem com outros que estejam procurando o mesmo que ele ou similar. Essas conversas poderão ser filtradas por país, estado ou cidade, graças a integração com html5, que permite o sistema detectar a cidade de onde o visitante está fazendo a busca.
Pode-se, por exemplo, conversar com pessoas da cidade de São Paulo que estejam interessados em “coworking”, ou mesmo conversar com pessoas que estão visitando um determinado site naquele momento. Visando otimizar a interação, o sistema sugere possíveis buscas similares a realizada, de forma que o usuário tenha mais chances de encontrar pessoas que estejam buscando o mesmo assunto.
A privacidade é um ponto forte, em momento algum é armazenado IP ou qualquer outra possível forma de identificação, senão a localização e palavra-chave que foi buscada. Não é necessário criar nenhuma conta ou qualquer registro que tenha relação com quem está pesquisando.
Sobre a ferramenta, Leonardo de Pádua conclui: “Esse é um projeto conceito onde queremos chamar a atenção do que se pode ser explorado dentro do contexto social nas buscas. Definimos nossa meta desde o início que é socializar as buscas utilizando o Google como foco. Não é atoa que como layout usamos o mesmo modelo do buscador.”
Alexandre Moura completa: “O intuito principal do projeto é tornar as buscas mais ‘sociáveis’. Hoje com as ferramentas existentes na WEB tais como o HTML5 podemos saber com exatidão o local que aquele usuário está buscando aquela palavra-chave e conectá-lo a alguém com um interesse semelhante. Sabemos que é algo ainda não explorado e temos um mar de idéias e inovações para implantarmos nesse contexto. O chat é apenas uma das inúmeras outras maneiras que pensamos para tornar a busca social. Socializar as buscas é algo definitivamente excitante.”
Definitivamente, o Sonde chegou para revolucionar o jeito de se buscar na internet.