Um sistema oferecido pela startup de e-commerce catarinense Flexy Negócios Digitais promete resolver dar ao consumidor a liberdade de adquirir o produto no comércio eletrônico e só pagar ao prová-lo, em casa.
O consumidor pode fazer uma pré-compra na loja virtual sem efetuar o pagamento – mas deve, contudo, usar o cartão de crédito para isso. Quando o produto chegar em sua casa, tem de 15 a 20 dias para prová-lo, dependendo da política da loja.
Se gostar do item, pode optar, na plataforma de e-commerce, que irá ficar com o produto. Somente aí a compra será realizada, com o registro na operadora do cartão de crédito. Ou, se preferir, não precisa ir até o site. Basta utilizar o produto e, ao fim do prazo de devolução, ele será automaticamente descontado. “É uma espécie de provador em casa”, afirma Cristiano Chaussard, diretor de tecnologia da empresa.
No caso do consumidor não aprovar a roupa, por exemplo, o produto pode ser devolvido. Nesta parte, entra a logística reversa. Avisado da reprovação do item, a loja virtual aciona a transportadora, que busca o produto na casa do cliente. Assim, é cobrado apenas o frete da operação.
O consumidor também tem a opção de devolver o produto em uma loja física da rede, sem cobrança alguma, contanto que isso seja feito dentro do prazo. “Para os consumidores mais céticos com comércio virtual, que não dispensam provar tudo que compram, esta é uma ferramenta bem sugestiva, pois agrega conforto e confiança no processo de compra. E para empresas que tem receio em entrar no e-commerce, torna-se uma ferramenta para expansão de vendas”, diz Chaussard.
(Na foto, Cristiano Chaussard, da Flexy; créditos divulgação)