A startup ProveAgora.com, e-commerce que permite ao consumidor receber roupas, acessórios e calçados em casa antes de confirmar a compra, é a sexta a receber aporte de capital semente da HFPX Participações. Conversei com um dos fundadores, o publicitário João Marcos, que me contou que o serviço foi testado em Joinville, em pu projeto piloto do qual participaram 25 multilojas, movimentando mais de 500 pedidos, com 72% de conversão (clientes que provaram e ficaram com as mercadorias) e ticket médio de R$ 160,00.
No momento, o site está aberto apenas para cadastro de clientes interessados, e a startup vem negociando agora diretamente com as marcas. “Aprendemos bastante com a experiência e pretendemos abrir o serviço novamente em maio, para atender a cidade, e talvez em junho já para atender nacionalmente”, revelou.
Veja uma tela de como vai ser o ambiente de seleção de peças e o de compra/venda do ProveAgora (os produtos, marcas e preços ainda são meramente ilustrativos).
E outra tela. O cliente, quando clica em provar, já efetua o pagamento no cartão de crédito, mas a transação fica retira por 48h, para dar tempo de o cliente receber em casa, provar e confirmar a compra (se não comunicar nada em 48h, significa que ficará com as mercadorias).
A inovação foi idealizada pelo publicitário João Marcos e pela jornalista Denise Suzuki, ambos de Joinville/SC. João Marcos esteve à frente da agência de propaganda OWP por sete anos, onde foi responsável pela criação e planejamento das campanhas publicitárias de grandes contas locais. Hoje está dedicado 100% ao ProveAgora.com – é o responsável pelo plano de marketing e aprouch criativo das campanhas do site. Denise atuou como jornalista por alguns anos no Grupo RBS em Joinville, onde depois também trabalhou como executiva de contas na área comercial da empresa. Antes de se dedicar somente à startup, em janeiro de 2012, foi gerente de aquisição de contas no Banco Itaú. Hoje é responsável pela parte comercial do ProveAgora.com.
O site agrega várias marcas em um único espaço, e de maneira regionalizada oferece a possibilidade para o consumidor provar em casa os produtos das lojas associadas antes de comprar. Para isso basta que o consumidor se cadastre no site (http://proveagora.com), informe a sua cidade e selecione os produtos que gostaria de comprar, com pré-aprovação de um cartão de crédito. A loja local fará a entrega da mercadoria. Se o cliente gostar dos produtos após prová-los em casa, a compra é efetuada automaticamente pelo sistema, e se não gostar, devolve sem custo algum.
Para o CEO da HFPX Participações, Hugo Fabiano Cordeiro, o portal ProveAgora.com está totalmente alinhado com o conceito omni-channel que a HFPX visa apoiar, além de resolver um enorme problema dos varejistas, que possuem franquias e querem operar o canal de vendas via internet. “O e-commerce é hoje um canal indiscutivelmente importante e nenhuma marca pode ignora-lo. Com o ProveAgora.com o varejista consegue explorar essa nova modalidade de negócios, somando forças com as lojas físicas locais. Com esta startup o maior benefício é para o consumidor, que pode provar roupas no conforto de casa, com tempo e ainda compartilhar a decisão de compra com a família”, comenta Hugo.