Este ano os amantes do Linux e softwares livres poderão ver os primeiros smartphones com Ubuntu Touch chegando ao mercado. O sistema operacional móvel, criado pela Canonical, foi lançado em outubro do último ano, mas não havia conquistado tanto apoio das fabricantes.
No entanto, na última quinta-feira, 20, a Canonical anunciou que conseguiu fechar com a fabricante chinesa Meizu e pela espanhola BQ para lançar aparelhos com o SO ainda em 2014. Os nomes podem não serem familiares para você, mas têm certa relevância nos mercados espanhóis e chineses.
“O Ubuntu traz um novo paradigma de UI para dispositivos móveis. O Ubuntu coloca conteúdo e serviços no centro da experiência, ao invés de escondê-los atrás de lojas e aplicativos. Isso dá ao consumidor um novo e fresco modo de engajar com seus vídeos favoritos, músicas e outras atividades mobile. Isso significa que fabricantes e operadoras podem ter um nível de custonização nunca antes vistos”, disse a Canonical.
Ubuntu Touch?
O Ubuntu é uma das principais distribuições Linux para computadores e faz sucesso entre entusiastas do software livre.
Quando a Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, anunciou que criaria um SO mobile chamado Ubuntu Touch ela gerou gerado burburinho, que só creceu. no mercado especializado desde o último ano.
Em 2013 a empresa apareceu com um ambicioso projeto chamado Ubuntu Edge, que permitia um novo nível de integração entre smartphones e computadores. A promessa de um aparelho com hardware parrudo, que funcionava tanto quanto smartphone como PC, conquistou muita atenção. No entanto, seus criadores queriam lançá-lo via crowdfunding e pediam a grande quantia de US$ 32 milhões e conseguiram “apenas” US$ 12,8 – tendo que abandonar o projeto.