Encontrar alguém para dividir uma casa não é tarefa fácil. Os empreendedores Arthur Lima e Beatriz Varella viram nisso uma oportunidade e fundaram a Moove In, uma startup que busca ajudar pessoas a encontrarem alguém para dividir aluguel a partir de suas afinidades, interesses e participação nas redes sociais. Com um cadastro no site, que pode ser via Facebook, a plataforma utiliza algoritmos para recomendar perfis que combinem com quem o novo cadastrado. A partir dessas combinações, é possível interagir com os recomendados e ver se combinam.
“Tivemos um retorno bom com relação a este primeiro objetivo, tando no número de cadastros como na interação entre as pessoas. Por meio do envio de mensagens dentro do Moove In, notamos que as pessoas estão se falando e marcando de se conhecerem e se encontrarem, mesmo sem vagas”, conta Varella. Acontece que depois que se conhecem, as pessoas combinam de pesquisar juntas por lugares.
A versão beta do site foi ao ar em março deste ano, mas a ideia incial surgiu em 2013 e precisou de pesquisa e concepção de modelo até seu lançamento. Em menos de um mês, o site já tem 2.200 cadastrados.
O Startupi conversou com a Beatriz Varella por email. Veja os principais pontos da conversa com a empreendedora:
Números
Estamos hoje com 2.200 usuários cadastrados e 200 vagas em diferentes cidades. Semana passada geramos este mapa que indica os locais no Brasil onde obtivemos cadastros.
As cidades com maior concentração de cadastros são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Nosso plano é atingir as principais cidades do país ainda este ano.
Investimento
O Moove In conta com o investimento de uma incubadora, chamada Jurema, um estúdio de design e desenvolvimento de software no mercado há 4 anos.
Investimos até o momento R$ 150 mil em pesquisa, design e desenvolvimento do software e algoritmos.
Metas
Neste primeiro momento, queremos resolver muito bem o problema de encontrar pessoas para dividir aluguel de acordo com as afinidades dos moradores, tornar este processo mais simples. A partir disso, oferecer serviços correlacionados às pessoas dentro deste universo, seja para quem procura roommates como para quem anuncia uma vaga ou imóvel. Também pretendemos testar modelos de negócio durante este ano e executar estratégia para escalar em 2015.