Evitar o excesso de cabos de aparelhos espalhados pela casa é a ideia da tecnologia MoCA (Multimedia Over Coax Alliance), que deve chegar ao Brasil em cerca de um ano.
O MoCA já existe nos EUA – e a demora a chegar por aqui se deve justamente à adaptação aos padrões nacionais, segundo a assessoria de imprensa nos informou.
Apesar de apostar na tecnologia via cabeamento coaxial, a MoCA não quer ser um concorrente do Wi-Fi, segundo informou a divulgação do conglomerado.
“Nossa sugestão é que o Wi-Fi seja usado junto com MoCA. O Wi-Fi nem sempre tem o sinal 100% e não atinge todos os cômodos da casa a todo momento. É aí que a tecnologia MoCA entra, funcionando como uma espinha dorsal que ajudaria essa banda larga a ser transmitida a partir um set-top box (STB) ou um roteador, expandindo o alcance do wireless”, afirma o relações públicas do grupo MoCA, Ralph Gelphman.
Tudo na casa pode ser conectado – de vídeo HD, jogos, acesso à Internet e serviços over-the-top (OTT) para todas as dependências e cômodos, segundo informa a associação
A especificação permite que o cabeamento coaxial existente na casa seja reutilizado como ponto de rede para compartilhar os conteúdos que necessitam de banda larga, transferindo o tráfego mais pesado para aparelhos como TVs e consoles, e liberando os dispositivos móveis para a utilização do Wi-Fi.
No cabo, o sinal opera em alta frequência, proporcionando alta velocidade e qualidade de serviço para streaming sem interferências ou interrupções.