O Techcrunch lançou ontem uma análise do mercado de startups do ano de 2008 e fez um post com alguns dos pontos principais. O primeiro gráfico me chamou muito a atenção. Trata-se do número de startups fundadas mês a mês segundo o Crunchbase, uma base de dados sobre startups que o blog mantém. É fácil notar que de Setembro para o fim do ano a quantidade diminui de forma crescente (gráfico após a quebra).
Claro, esse é o primeiro “report” deste tipo então não dá pra saber se esse declínio é sazonal ou se está relacionado à crise. É evidente, no entanto, que o início da fase descendente da curva coincide com o início da atual crise econômica mundial. Havia uma média de 100 startups sendo criadas por mês e em Dezembro de 2008 esse número ficou ao redor de 20.
Deixando esse papo de crise de lado, os números dessa análise do Techcrunch são impressionantes. O Crunchbase detectou a criação de 1422 startups no período e rastreou 13 bilhões de dólares em capital de risco levantados por essas empresas. As informações revelam que ocorreram 284 aquisições no valor total de 41 bilhões de dólares.
De qualquer forma o ano de 2009 será mais difícil para todos nós. Mas, como disse em um dos primeiros posts aqui no Startupi, há razões para montar uma startup em tempos de crise. Adicionalmente nosso convidado especial Alberto Escarlate escreveu um ótimo texto chamado “Running on Empty ” no qual explica como uma startup pode sobreviver com o mínimo de dinheiro possível e cita a crise como pano de fundo.