À primeira vista parece polêmico, mas o pessoal da startup Social Figures garante que é solicitada uma autorização ao usuário para fornecer o serviço: oferecer uma ferramenta de rastreamento das redes sociais de um potencial candidato a uma vaga de emprego.
Em comunicado, a startup conta que o funcionamento dessa ferramenta, cujo nome é Social Highlight, começa com a autorização do candidato em disponibilizar seus dados no Facebook, Twitter e/ou LinkedIn para a empresa recrutadora. A plataforma informa o indivíduo sobre a natureza da análise, incluindo um termo de confidencialidade. A adesão é opcional.
Já se sabe que a pesquisa em redes sociais se tornou um requisito inerente quando se fala em recrutamento. Segundo a Social Figures, a ideia é automatizar e dar mais objetividade e transparência a uma prática já existente.
“A ferramenta não tem o intuito de substituir nenhum mecanismo ou processo existente, mas sim ser vista como um recurso adicional que irá auxiliar para uma tomada de decisão mais assertiva”, diz o comunicado.
A australiana Social Figures desembarcou no Brasil em 2010 com o aplicativo BrandCare, voltado para a área de marketing de grandes corporações para avaliar imagem de marcas e estabelecer canais de relacionamento com seus consumidores.