A ideia é boa: gerir equipes móveis – como bombeiros, policiais, voluntários em resgate (ou, quem sabe, motoqueiros de entrega bem comuns em São Paulo) – por meio de aplicativos personalizados, a fim de ampliar a produtividade desses grupos.
Essa é a base fundamental da americana Sensimob, com cujo cofundador e CEO Andrew Travis eu falei um pouco dia desses. A startup está no Programa Startup Brasil, vai ser acelerada pela AceleraMG, que é administrada pela Fumsoft, e tem também um investidor anjo, cuja identidade Travis preferiu não revelar.
“Com o monitoramento em tempo real de localização, de mensagens grupais em nuvem, e ações e alertas baseados em localização, a Sensimob maximiza a produtividade e responsabilidade dos funcionários móveis”, ilustra ele.
“Nos Estados Unidos, a Sensimob está focada no setor – relativamente – inexplorado de segurança pública, onde, por meio de uma parceria estratégica com a Esri, está desenvolvendo apps para conectar voluntários em desastre, grupos de busca e resgate com os policiais e os bombeiros.”
E qual o plano para o Brasil? “A Sensimob está construindo paulatinamente uma base de clientes que inclui governo e instituições de ensino – neste caso específico, a fim de permitir que os usuários móveis no governo e na educação se comuniquem e colaborem de maneira mais facilitada”, conta ele.
“A partir da disseminação de dispositivos móveis inteligentes, sentimos que a localização por rastreamento as ferramentas de comunicação vão melhorar a produtividade e capacidade de equipes móveis em muitas corporações”, declarou. “Nossos apps customizados dão informações em tempo real para os tomadores de decisões. A localização minuto a minuto de todas as pessoas em canais seguros e privados de comunicação.”
A empresa está em funcionamento desde julho de 2012 em San Francisco, nos Estados Unidos, e tem seis funcionários, segundo Travis me disse. Atendem a todo o país norte-americano – e a ideia é trazer essa plataforma, que não tem concorrentes conhecidos ou difundidos, para o Brasil todo também.