Produtos e serviços de baixa qualidade, péssimo atendimento, superlotação dos estabelecimentos, propaganda enganosa. Reclamações que não são exatamente raras quando o assunto é compras coletivas com descontos agressivos ou ofertas diárias.
Diversos empreendedores dentro e fora do Brazil experimentam variações desse modelo de negócio, alguns vão muito bem, alguns apenas vão, outros nem vão mais. O que significa? Que não dá mais pra inovar nessa área? Bem, temos mais um desafiante.
Fernando Amaral mora em Brasília, é formado em Administração e autodidata em programação e webdesign. Começou a se dedicar ao desenvolvimento de startups no começo de 2011. “Percebi que era realmente o que eu queria fazer. Antes disso eu estudava para concurso público, mas já havia feito alguns sites por diversão”, conta.
Como bom consumidor e disposto a empreender, estabeleceu a meta de desenvolver uma plataforma de desconto que não acarrete nos problemas conhecidos e criou o Saver’s Club. “Foi com base na rede de varejos Sam’s Club que tivemos uma ideia. No Sam’s Club, os clientes pagam uma anualidade e conseguem comprar produtos com preço mais atrativo que de outras redes”, contextualiza. O Sam’s Club foi fundado por Sam Walton (20 depois depois de ele ter fundado o Walmart) e já chegou ao Brasil. “Agora, por que não um site com essa ideia básica funcionando em diversos estabelecimentos?”, provoca. “No Saver’s Club os assinantes terão à disposição uma lista de parceiros, cada um com suas regras de horário de validade e desconto”.
Nem loja física, nem virtual, nem cupom
Se o Saver’s é inspirado no Sam’s, que consiste em loja virtual com lojas físicas, então o Saver’s também será uma loja virtual com lojas físicas? Não, nem virtual nem físicas. “”O Saver’s Club será um meio para que os estabelecimentos possam divulgar seu negócio e atrair novos clientes, tendo apenas que fazer um bom desconto para os assinantes do site. Ou seja, não trataremos com fornecedores, e sim com estabelecimentos como restaurantes, lojas, hotéis, etc”, responde Fernando.
Então será apenas um local de divulgação de cupons? Também não. “A gente ficará responsável por fazer as parcerias, divulgar os descontos e gerenciar as assinaturas. Todos poderão ver os descontos, mas só os assinantes poderão obtê-los. Não haverá cupom e o pagamento será feito diretamente com o estabelecimento. Mês que vem pretendemos gravar um vídeo mostrando como funciona”, explica o empreendedor.
O Saver’s Club tem uma promoção de lançamento: se atingirem 100 interessados até o dia do lançamento, então todos os e-mails inscritos ganharão 3 meses grátis. “A promoção é até a data de lançamento (e não na data), ou seja, se a pessoa se inscrever hoje ela já está dentro. Nossa previsão de lançamento é para Julho de 2012”, explica Fernando.
Este modelo faz lembrar das sample stores por assinatura, que infelizmente tiveram alguns casos de insucesso no Brasil. Mas não se trata de loja, apenas de uma assinatura para ganhar descontos exclusivos – coisa que outros serviços dão de graça. Bem, não basta avaliar intelectualmente. Vamos ver para crer.