A cidade de São Paulo ficou na 17ª posição do ranking Cidades Conectadas, uma performance tecnológica média quando comparada às demais cidades avaliadas no relatório divulgado na quinta-feira (21) pela Ericsson.
As grandes líderes do comparativo foram, em ordem crescente, Estocolmo, Londres e Cingapura.
Em comunicado sobre o desempenho de São Paulo, no entanto, a Ericsson também diz que se trata de “um ótimo desempenho em relação a outras economias em desenvolvimento”.
São 31 cidades que integram a medição, cujo intuito é entabular a maturidade das tecnologias da informação e da comunicação a fim de potencializar investimentos em desenvolvimento econômico, social e ambiental – o que a empresa classifica também como triple bottom line.
Dentre os dados contemplados na medição, estão a tecnologia 4G, os dados abertos, transações virtuais e uso de recursos tecnológicos mais avançados.
“O custo reduzido de troca de informações e transações diminui os requerimentos necessários para novos empreendimentos e colaborações. Como resultado, o desenvolvimento econômico de uma cidade torna-se vitalizado”, declarou Patrik Regårdh, responsável pelo Networked Society Lab da Ericsson, em comunicado.
Sobre São Paulo, o relatório – cuja íntegra eu reproduzo a vocês abaixo – informa que os pontos positivos são o acesso a novas tecnologias, como a banda larga móvel e a fibra para acesso internet de alta velocidade – o que demostra pré-condições positivas para desenvolvimentos futuros.