Os recentes temporais no Rio Grande do Sul têm gerado uma série de desafios e dificuldades para a população local. De acordo com a Defesa Civil, o número de mortos já chega a 83, com outras 4 mortes em investigação, além de 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas. A situação é ainda mais preocupante considerando que 141,3 mil pessoas estão fora de suas casas, com 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas, buscando abrigo com familiares ou amigos. A tragédia afetou diretamente 850 mil pessoas em 345 dos 496 municípios do estado, evidenciando a magnitude da tragédia.
Em Porto Alegre, o nível do Guaíba está aproximadamente 2,30 metros acima da cota de inundação, aumentando a apreensão diante da previsão de mais chuvas para a metade desta semana. A Climatempo Meteorologia alerta para a chegada de uma nova frente fria, que pode intensificar as pancadas de chuva e, consequentemente, complicar os trabalhos de resgate e assistência às vítimas.
Diante dessa situação, diversas iniciativas estão sendo organizadas para arrecadar ajuda às vítimas. Veja abaixo como você pode contribuir:
Pix do Governo
O Governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para receber doações em dinheiro destinadas às vítimas das enchentes. As doações, aceitas de pessoas físicas e jurídicas, serão usadas para apoio humanitário e reconstrução da infraestrutura das cidades afetadas. A gestão dos recursos será feita por um Comitê Gestor.
Para doações nacionais:
Chave PIX: 92.958.800/0001-38 (CNPJ).
Nome: SOS Rio Grande do Sul / Banco: Banrisul
Doações feitas fora do país:
Zona do Euro:
Banco Standard Chartered
Bank Frankfurt
Swift: SCBLDEFX
Conta: 007358304
Zona do Dólar:
Banco Standard Chartered
Bank New York
Swift: SCBLUS33
Conta: 3544032986001
Para os dois casos, é preciso informar:
Código IBAN: BR5392702067001000645423206C1
Nome: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Defesa Civil
Empresas, grupos de serviço e organizações interessados em enviar doações devem entrar em contato com a Defesa Civil do Estado através do telefone (51) 3120-4255 para coordenar a logística do material. As doações estão sendo direcionadas para centros específicos e a Defesa Civil fornece orientações sobre os produtos e alimentos que podem ser doados.
CUFA
A Cufa (Central Única das Favelas) está aceitando doações de cobertores, mantas térmicas, alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, materiais de construção e outros itens. Os pontos de coleta podem ser encontrados no site da organização. Doações em dinheiro podem ser feitas através de pix para a chave doacoes@cufa.org.br.
Correios
Os Correios em São Paulo, Paraná e unidades de 39 municípios do Rio Grande do Sul iniciarão a partir de segunda-feira (6 de maio de 2024) a recepção de doações para as vítimas das enchentes. A estatal fará a coleta e o transporte dos itens gratuitamente, sem custos para os doadores. Serão recebidos alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, material de limpeza e roupas.
Informações adicionais podem ser obtidas pela Central de Atendimento, no telefone 0800 725 0100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Mercado Pago
Usuários do Mercado Pago podem contribuir com doações a partir de R$ 5 para apoiar a comunidade no Rio Grande do Sul. Através do botão DOAR, uma funcionalidade permanente no aplicativo do banco digital, é possível ajudar as famílias em risco por meio da ONG Ação da Cidadania. Para ajudar, basta seguir estes passos:
- Abra o aplicativo do Mercado Pago (disponível na Google Play ou App Store) e clique em ‘Ver Mais’;
- Acesse o botão ‘Doar’, selecione “SOS Chuvas RS” e clique em ‘Doar’;
- Escolha o valor desejado e faça sua doação.
MST
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) também lançou uma campanha de solidariedade para ajudar a população do Rio Grande do Sul. Eles estão aceitando doações através de dados bancários.
CNPJ: 09.352.141/0001-48
Nome: Instituto Brasileiro de Solidariedade
Chave PIX: 09352141000148
Clubes esportivos
O Grêmio está recebendo doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, incluindo roupas, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e higiene. Os pontos de coleta são:
- Arena do Grêmio, Portão 6, das 9h às 18h, de quinta a sábado.
- Estádio Olímpico, Largo Patrono Fernando Kroeff, número 1, das 9h às 18h, todos os dias.
- CT do Cristal, Avenida Diário de Notícias, 915, em frente ao Barra Shopping, das 9h às 18h, todos os dias.
- CFT Presidente Hélio Dourado, Estrada do Conde, 8500 – Sans Souci, Eldorado do Sul, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O Internacional está recebendo doações no Beira-Rio, sem a necessidade de entrar no estádio.
FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) está recebendo doações para as vítimas das enchentes no Estado. As doações podem ser feitas na Base Aérea do Galeão, na Base Aérea de São Paulo e na Base Aérea de Brasília. Os itens aceitos incluem roupas, colchonetes, água potável e alimentos não perecíveis. Os horários de recebimento são das 8h às 18h em todas as bases.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.