Em setembro de 2006 o blog Read Write Web (RWW) fez um post chamado “Top Web Apps in Brazil “. O Fabio Seixas foi a fonte das informações e passou para o RWW um panorama de como estava o mercado de aplicativos web tupiniquim. A ideia deste post é saber o que aconteceu com os webapps lá citados desde então.
Na época, segundo o RWW, a penetração da internet no Brasil era de 14.1%. Hoje, dependendo do instituto de pesquisa que você considera, essa penetração é de 21,8% (Ibope, 41.5 milhões de internautas) ou 33.9% (DataFolha, 64,5 milhões de internautas), considerando que nossa população seja de 190 milhões de pessoas.
Também o número de horas de acesso por pessoa aumentou. Agora são quase 24 horas de acesso por pessoa por mês, subindo de 19 horas e meia de dois anos e meio atrás. O Brasil continua sendo o país com maior número de horas de acesso por pessoa em todo o mundo.
Vamos agora aos aplicativos web listados naquele post e como eles estão hoje em dia (após a quebra):
Videolog
O Videolog.tv não é um clone do Youtube como diz o RWW pois surgiu antes do famoso irmão. Aliás, essa é uma percepção quase sempre errada do Videolog e que o Mackeenzy cansa de explicar nos inúmeros eventos que participa. De lá para cá cresceu bastante em uso, adotou vídeos de HD, e criou um serviço novo chamado TiVi, já analisado aqui no Startupi.
Octopop, ex-Gazzag
O Gazzag mudou de nome para Octopop em Maio de 2008 e continua como uma rede de relacionamento entre amigos. Tem um sistema de votação chamado “pop ou não”, ao estilo “hot or not” para promover interação entre os usuários. A mudança de nome foi acompanhada por mudanças na estrutura societária e de adequações nos serviços oferecidos.
Flogão
O Flogão passou por mudanças no visual e é um dos maiores flogs brasileiros. O RWW cita também o Vibeflog, outro player no mercado de flogs brasileiros. Não estou acostumado com os flogs mas percebi uma enorme vontade das pessoas de mostrarem partes do seu corpo.
Camiseteria
O Camiseteria, do Fabio Seixas, mantém o mesmo visual da época da matéria no RWW. O e-commerce vale-se da criação colaborativa de estampas para criar suas camisetas. Segundo matéria publicada na revista PEGN em outubro de 2008, hoje o Camiseteria vende R$ 1,2 milhão por ano.
Blogblogs
O Blogblogs, que estava no começo de sua vida na época do post no RWW, consolidou-se como o grande agregador de blogs brasileiro. Hoje está sob a guarda da Webco, que possui investimentos da Abril Digital e da IMH, grupo estrangeiro sul-africano.
Wasabi
O Wasabi está fora do ar. Foi criado como um agregador e processador de RSS. Na época era um conceito bem avançado e impressionante. Não consegui ainda contato com o Danilo Medeiros, criador da ferramenta, mas assim que conseguir, atualizo este post.
Overmundo
O Overmundo é uma espécie de Digg-like com conteúdo editorial que trata de temas ligados à cultura brasileira. Continua firme e forte e ainda com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal.
Linkk, OuviDizer e EuCurti
Em 2006 surgiram vários Digg-likes aqui no Brasil. Na lista está faltando o Rec6. O Linkk e o OuviDizer continuam funcionando e se não me engano utilizam o mesmo engine open-source de seleção de notícias mais importantes. O Eu Curti não está mais no ar.
Aprex
O Aprex é uma suíte de produtividade para trabalho em equipe. Em 2007 o Aprex passou a oferecer sua suíte de produtividade para clientes corporativos do iG, o que é uma surpresa agradável já que o mesmo portal usa o Google Apps para gerenciar o email de seus usuários.
Blogger.com.br
O serviço de blogs da Globo.com aparentemente parou no tempo. Na verdade a Globo lançou outro sistema de blogs, o que explica esse abandono. Algo que nunca consegui entender é se o Blogger.com.br já teve algo a ver com o Blogger que hoje pertence ao Google.
BarCamp
O texto do RWW diz que o BarCamp é o único evento sobre web 2.0 no Brasil. Após o texto em 2007 tivemos um BarCamp em São Paulo que mudou muitas coisas e também o surgimento dos BlogCamps. Podemos dizer que há muitos eventos no Brasil sobre web, mídias sociais, etc, incluindo o Intercon, Digital Age 2.0 e o Fórum de Mídias Digitais e Sociais . Inclusive o Campus Party aportou por aqui e terá sua segunda edição este mês.
Finalizando
O Fabio cita que a blogosfera brasileira está crescendo bastante. De lá para cá posso dizer que a blogosfera se consolidou e cresceu muito. Para tratar deste mercado surgiram várias agências de mídias sociais interfaceando as empresas com essa nova mídia.
Além disso muitos outros ótimos webapps surgiram neste meio tempo. Muitos deles já foram analisados aqui no Startupi e acredito que daqui dois anos este mercado esteja muito maior.
Esse post foi na verdade um follow-up sobre o post do Read Write Web. Hoje o mesmo post lá provavelmente seria bem diferente e com outros players se destacando.
[atualização em 08/01/2009] Obs.: por engano havia colocado a sigla para Read Write Web como RRW. O certo é RWW. Corrigido!