Em um cenário onde o trabalho híbrido vem ganhando força, o Rio de Janeiro se destaca globalmente como um dos principais destinos para ‘workcations’ em 2024. A cidade foi eleita a terceira melhor do mundo para quem deseja combinar trabalho e lazer, superando grandes metrópoles como Nova York, Berlim e Cingapura, de acordo com a segunda edição do Barômetro Work from Anywhere, do International Workplace Group (IWG), líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios.
O estudo também revelou a crescente popularidade das viagens a trabalho entre os funcionários de escritório. 74% dos trabalhadores consideram uma política de trabalho em qualquer lugar, também conhecido como anywhere office, como um fator importante ao considerar um novo emprego. Além disso, 75% dos participantes afirmam que a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar aumenta a satisfação no trabalho.
“Trabalhar de qualquer local, com toda a praticidade e infraestrutura que as pessoas precisam para serem produtivas, é uma opção que hoje se tornou absolutamente viável com os espaços de trabalho flexíveis. O segundo Barômetro Work from Anywhere demonstra que essa tendência já se tornou realidade em um número cada vez maior de cidades ao redor do planeta, inclusive no Rio de Janeiro, que conquistou uma posição ainda mais destacada no ranking desse ano”, afirma Tiago Alves, CEO Brasil do International Workplace Group.
Pesquisa considera clima, custo de vida e velocidade de banda larga
O conceito de ‘workcation’ — quando profissionais estendem suas férias para trabalhar remotamente — ganhou impulso nos últimos anos, especialmente com o crescimento do home office. No estudo do IWG, que avaliou 10 critérios como clima, custo de vida, infraestrutura de transporte e velocidade de banda larga, o Rio empatou com Barcelona na segunda posição, subindo da sexta posição ocupada no ranking de 2023.
A capital carioca se destacou por oferecer uma combinação de comodidades urbanas com a beleza natural de suas praias e paisagens. A cidade tem investido fortemente em infraestrutura para atrair nômades digitais, incluindo a ampliação da cobertura 5G e a criação de um visto específico para esses trabalhadores. “O Rio oferece uma experiência única, unindo a vivacidade de uma grande metrópole com oportunidades de lazer ao ar livre, o que torna a cidade um destino ideal para trabalhadores híbridos,” afirma Alves.
Além de Budapeste, que liderou o ranking de 2024, e Barcelona, que permaneceu como uma das favoritas para ‘workcations’, o barômetro deste ano trouxe novas cidades para o radar dos trabalhadores remotos. Entre os destaques estão Austin, no Texas, conhecida por seu vibrante cenário cultural e tecnológico; Podgorica, em Montenegro, com sua crescente comunidade de startups; Marrakesh, no Marrocos, que alia tradição e modernidade; e Valletta, em Malta, que encanta com seu clima mediterrâneo e arquitetura histórica.
Workcation é tendência em ascensão no mercado de trabalho
Segundo uma pesquisa realizada pelo IWG, 84% dos trabalhadores híbridos já estenderam ou considerariam estender suas férias para trabalhar remotamente. Para muitas empresas, essa flexibilidade se tornou um diferencial na atração e retenção de talentos. “Estamos testemunhando uma mudança significativa na cultura do trabalho, onde o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é cada vez mais valorizado. As ‘workcations’ são um reflexo claro dessa nova realidade”, comenta Mark Dixon, fundador e CEO do IWG.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!