Nesta terça-feira, no Píer Mauá, começou a segunda edição do Rio Innovation Week, já considerado o mais completo evento de inovação da América Latina. Em um espaço de 50 mil metros quadrados, o evento espera receber cerca de 60 mil participantes, e reunirá nos quatro dias de evento mais de 700 palestrantes, 200 empresas expositoras e milhares de startups de todo Brasil.
“Vamos levar mais de 2 mil startups que farão parte do Startup Programme, a nossa forma de apoiar o empreendedorismo no Brasil. O Programa permite dar visibilidade aos projetos de startups e conectá-las com empresas e pessoas que vão acelerar as suas jornadas”, afirma Carlos Junior, CEO do Grupo de Investimentos e Inovação Sai do Papel e um dos organizadores do evento. “Vamos proporcionar uma abordagem completa para a gestão inovativa de uma startup, incluindo temáticas fundamentais aos empreendedores, estejam eles em processo de ideação, validação, tração e escala.”
Startups no Rio Innovation Week
Mais de 200 startups participantes do RIW são apoiadas pelo Sebrae, patrocinador Master do RIW. Sobre o foco da instituição no apoio aos empreendedores, Carlos Melles, presidente do Sebrae, fala que nos últimos anos, especialmente a partir de 2019, a digitalização de empresas se tornou prioridade.
“Entendemos que a saída de qualquer empresa no Brasil, especialmente as pequenas, é ser digital. Por isso, temos o compromisso de promover e apoiar cada vez mais a inovação. E esse evento [RIW] nasceu para ser um dos maiores do Brasil, o Rio de Janeiro é um palco muito especial para inovação”, conta.
Paulo Puppin, gerente de inovação do Sebrae, vê no evento uma grande oportunidade para startups se conectarem com empresas de todo o Brasil. “Para nós, muito mais do que uma oportunidade institucional, é um lugar para que as startups da nossa base possam fechar negócios”, conta.
Para as startups, o evento tem espaços como o VC Square, palco que levará investidores e fundos de investimento dispostos a aplicar mais de R $2 bilhões em startups. Nesta edição, a Arena SDP Summit, do Grupo Sai do Papel, está investindo em novidades temáticas como o Metaverso, Blockchain e Criptomoedas. “Vamos levar o que há de mais inovador, mais disruptivo e menos esperado para nosso evento, será um encontro inesquecível e uma jornada de conhecimento imersiva que valerá aos que forem como um curso anual”, afirma Carlos Júnior.