Inaugurado há quatro meses, o Reurbano lança o programa Parceiros Reurbano, que tem como objetivo aproximar os dois mercados de compra coletiva: o primário, composto por sites como Groupon, Peixe Urbano e ClickOn, do secundário, que tem o Reurbano posicionado como principal plataforma para revenda de cupons do setor.
Com previsão de movimentar até R$ 500 milhões durante o ano, o mercado secundário do setor aparece como canal de distribuição e interação entre usuários que normalmente não usariam os vouchers adquiridos.
Para Felipe Lachowski, diretor da empresa, com a abertura do Parceiros Reurbano, os consumidores dos sites afiliados irão ganhar mais uma opção para não perderem dinheiro com o cupom que não vão utilizar. Ao invés de pedirem reembolso, eles também poderão revendê‐lo. “O usuário que adquire um cupom e não utiliza dificilmente volta e faz uma nova compra no site. Atualmente certa de 26% de todos os vouchers vendidos, em todos os sites brasileiros, são desperdiçados pela falta de uso”, explica. “Todo mundo perde quando isso acontece”.
Felipe também explica que os sites tendem a ganhar com essa parceria, pois o consumidor terá mais segurança no momento que for comprar alguma oferta vista no mercado primário, sabendo que não vai perder dinheiro caso não utilize o cupom. “O novo portal vai nos ajudar a melhorar a comunicação com os sites, mostrando os bene]cios e vantagens de abrir o mercado secundário para os consumidores”, aponta o executivo.
Mercado secundário
Com o propósito de aumentar a chance de uso dos cupons, o mercado secundário de compras cole@vas aparece como nova oportunidade para dois públicos distintos do setor: tanto aqueles que desejam eventualmente vender um `quete específico, como quem faz deste hábito uma profissão. “É comum ver pessoas comprando em grande escala um cupom com uma boa oferta, procurando fazer sua revenda em um período futuro, lucrando com este processo”, esclarece o diretor do Reurbano. “Funciona como uma rede de afiliados, mesmo para quem não tem um site próprio”.
Segundo Felipe, este nicho de vendedores profissionais já existia antes da criação do Reurbano, no entanto, a plataforma ajuda a fortalecer essa tendência. “A revenda de cupons ocorre desde a criação dos primeiros sites do ramo. Entretanto, faltava ainda uma solução que auxiliasse a busca e exposição das ofertas mais focada”, conclui Lachowski.
Sobre o Reurbano
O Reurbano entra no mercado para diminuir o grande número de cupons de desconto que não são utilizados. Em seu site, a empresa disponibiliza uma plataforma que permite, de maneira rápida e fácil, a revenda destes vouchers para outros usuários. A empresa foi criada por um grupo de ex-alunos da Universidade de São Paulo, entre eles Felipe Lachowski, que teve experiência no gerenciamento comercial do Groupon.