Na manhã de ontem, dezenas de convidados estiveram presentes no Centro de Inovação da Microsoft (MIC) no Parque Científico e Tecnológico TecnoPuc, em Porto Alegre/RS, para conhecer o Centro de Excelência em Windows Azure, que está à disposição de universitários e empresas interessadas em pesquisa e desenvolvimento.
“Tragam suas ideias malucas para cá, a gente ajuda a inovar”, resumiu Silvia Valadares, Gerente de Economia Local de Software na Microsoft – conhecida como gestora dos Innovation Centers e do programa Startups On Line (BizSpark, etc.). Além dela, estiveram presentes o reitor da PucRS, Joaquim Clotet, o Diretor Nacional de Inovação da Microsft, Paulo Iudicibus, e o Gestor para a Região Sul, Adriano Della Colleta.
O trio gestor do Centro de Inovação da Microsoft na TecnoPuc é composto por: Ionara Rech (área de negócios e administração), Bernardo Copstein (coordenador geral do centro, área tecnológica) e Tiago Ferreto (responsável pelo novo centro de computação em nuvem).
Na ocasião, Tiago citou a evolução da Tecnologia da Informação: “nas décadas de 1960 e 70, usava-se mainframes para cuidar dos processos críticos das empresas. Na década de 80, aconteceu a expansão do uso dos computadores pessoais e das redes de computadores. Na década de 90, tivemos a consolidação da Internet e o surgimento da WWW. No início dos anos 2000, tivemos a banda larga e as mídias sociais. Agora, a TI verde, que antes era um diferencial, agora é fundamental. A computação em nuvem possibilita escala sob demanda, alocação sob demanda. O Azure é a plataforma da Microsoft para as empresas fazerem isso de forma segura”.