Já tínhamos apresentado a carioca NearBytes por aqui em outras ocasiões: a startup desenvolveu uma tecnologia de transmissão de dados por meio do som, cuja expectativa é ultrapassar a tecnologia NFC (near field communication).
Agora, a NearBytes está concorrendo ao Million Pound Startup, competição internacional que irá premiar a ganhadora com £ 1 milhão em investimentos – ou o equivalente a mais de R$ 3 milhões.
Mais três outras startups brasileiras concorrem (estamos indo atrás delas também, portanto aguardem!). O resultado da competição, que envolve 70 países e mais de mil startups, deve sair em dezembro em Londres.
Os fundadores são Marcelo Ramos (CTO), Vivian Rousseau (CEO), Orlando Shorter (CCO) e Carlos Estigarribia (business development). Atualmente, a empresa opera com sete funcionários. Bati um papo com eles para saber em que pé está a startup, projetos e perspectivas.
Não deixe de conferir.
O que sentiram com a indicação ao prêmio?
Realizamos a inscrição no último dia e recebemos o comunicado por email: “Your startup ‘NearBytes’ has been approved”. Sentimos um grande orgulho por termos nossa tecnologia e startup aprovadas para participar de um concurso internacional tão importante! A chamada do Concurso foi “1 company 1 million pounds. A global opportunity for a young high growth potential company to gain £1m in equity investment and a London springboard.” Estamos muito felizes com nossos resultados, recentemente participamos do evento VentureOut NY onde pudemos apresentar nossa tecnologia para o público internacional, e a receptividade da comunidade especializada em tecnologia e inovação foi fantástica.
Falem um pouco a respeito do produto de vocês.
NearBytes é também o nome da tecnologia de transmissão de dados desenvolvida pela empresa, que viabiliza a comunicação por proximidade entre dispositivos variados, como smartphones, tablets e em breve, computadores. A tecnologia é baseada em sons de alta frequência. Com esta tecnologia, já patenteada, de codificação e decodificação agora é possível que qualquer dispositivo existente no mercado hoje possa se comunicar por proximidade, basta ter um microfone e um alto falante, comuns em qualquer aparelho.
A NearBytes é disponibilizada sob a forma de um SDK licenciável, pelo qual desenvolvedores podem incluí-lo, de forma simples e rápida, em suas aplicações e habilitar a troca de informações entre dispositivos independente do hardware, software ou necessidade conexão 3g ou Wi-Fi.
Com nosso SDK próprio podemos disponibilizar a tecnologia para todos, tendo em vista que se torne um padrão. Já são mais de 500 desenvolvedores cadastrados, produzindo e testando, de todo o mundo. O SDK NearBytes é público e está disponível para todos a partir do link e pode ser acessado de qualquer parte do mundo.
Em breve, vamos anunciar mais um lançamento envolvendo a comunicação utilizando NearBytes entre dispositivos móveis e computadores desktop/notebooks!
Vocês já tiveram investidor ou aporte?
Não, desenvolvemos a tecnologia com recursos e capital próprio.
A startup está em funcionamento?
Sim, a NearBytes está em funcionamento desde início de 2012. A equipe conta com sete funcionários.
Por que essa ideia e esse enfoque de trabalho?
Queremos atender uma demanda para um jogo específico de troca de figurinhas (como o jogo tradicional mesmo). A empresa se impôs o desafio de encontrar (ou desenvolver) uma forma de efetuar a troca das figurinhas – de um dispositivo para outro – eficientemente e sem depender das tecnologias existentes (que ora dependiam de internet, ora precisavam ser habilitadas como o Bluetooth, etc). Assim, acabamos desenvolvendo uma solução que se revelou extremamente promissora e inovadora: NearBytes – onde o som não é apenas o meio de transmissão, mas também, o próprio dado.
Por ser uma startup de comunicação por proximidade, um de nossos focos é o mercado de m-Commerce. E aplicações por proximidade vão representar parte considerável deste mercado nos próximos anos.
A NearBytes permite hoje aplicações por proximidade de pagamentos móveis, fidelidade, vouchers, mobile POS, in store advertising, promoções e jogos que só seriam viáveis daqui a alguns anos com NFC ou que são impossíveis ou muito complicadas de serem feitas através de tecnologias como Bluetooth, QRCode ou Bu.mp. A tecnologia tem ainda todos os componentes para promover mais inovações em outros e variados setores, contribuindo com melhorias, otimização de serviços, produtos, e processos, passando até pela forma como as pessoas vão interagir com seus dispositivos!
Qual a abrangência da Nearbytes?
Nossa startup e nossa tecnologia torna a comunicação por proximidade mais barata, pois não precisa de hardware e pode ser usada em toda base de aparelhos atuais. Também mais prática pois permite troca de dados mais simples do que tecnologias alternativas de comunicação como NFC, Bluetooth ou até QRcodes. Por fim, mais abrangente pois comunica dispositivos de diversas plataformas, incluindo smartphones e em breve até computadores.
E quanto às vantagens do seu produto em relação ao NFC e ao Bluetooth?
A tecnologia não é vendida, e sim licenciada. A NearBytes optou estrategicamente por “empacotar” a tecnologia e disponibilizá-la para todos em maio deste ano.
Em vez de guardar a tecnologia para si, e ser a única a desenvolver soluções para potenciais clientes usando sua ferramenta inovadora, a NearBytes optou por torná-la acessível a todos, de toda parte do mundo.
Assim, qualquer player do mercado, seja desenvolvedor seja cliente final com seus setores de TI, passam a ter acesso à solução, podendo integrá-la agilmente em seus próprios aplicativos. A estratégia de disponibilização da tecnologia tem promovido assim a sua propagação em todo o mundo. Ela é a única que pode ser testada e comprovada por qualquer um no mercado, hoje.
Uma área de desenvolvedor foi criada, com tutoriais e fórum, com uma equipe especializada dando suporte a todo desenvolvedor cadastrado. Em menos de 3 meses de lançamento da plataforma, já são mais de 500 desenvolvedores cadastrados.
Cada qual está realizando testes em suas próprias aplicações, são de vários setores e de empresas diversas (desde serviços, até sistemas financeiros).
O modelo de licenciamento é bastante flexível, baseado na quantidade de “capturas” realizadas. As 50 mil iniciais são gratuitas. Um modelo de licenciamento “premium” também pode ser negociado para grandes clientes com necessidades específicas.