Por Elton Minetto*
Lá por meados da década de 2000 a “onda” era ter um site na Internet. Todas as empresas “precisavam ter uma página”, mesmo as que realmente não precisavam ou não sabiam como usar o site como vantagem competitiva. Nos últimos anos a frase mudou para “preciso ter um aplicativo!” mas a situação continua parecida: “quanto custa?”, “o que preciso ter no meu aplicativo?”, “como o aplicativo vai trazer retorno para minha empresa?” e por aí vai.
Neste post, vou focar no órgão mais dolorido do corpo humano: o bolso. Para a resposta, vou apelar para a mais famosa das respostas técnicas: “aí depende”. Mas neste caso é uma verdade, pois os aplicativos podem ser bem simples ou realmente complexos, com realidade aumentada, gráficos 3D, leitura de sensores, etc.
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É importante entendermos o que forma o custo do desenvolvimento de um aplicativo.
Design
Aplicativos são diferente de sites ou sistemas desktop, assim como os usuários e suas expectativas. No desenvolvimento de um aplicativo o designer possui um papel de extrema importância pois ele precisa se destacar entre milhares de opções disponíveis nas lojas (iTunes Store, Google Play, Firefox Marketplace) além de fornecer uma interface fácil de usar, prática e rápida.
É importante o designer dedicar bastante tempo estudando os guias de design fornecidos pela Apple, Google, Microsoft, Mozilla, assim como testar a interface com usuários reais, em dispositivos distintos (principalmente no caso de aplicativos Android).
Também é preciso estudos de interfaces distintas para smartphones e tablets, pois é preciso aproveitar a tela da melhor forma possível para fornecer uma experiência agradável para os usuários.
Desenvolvimento
Encontrar bons desenvolvedores é uma tarefa complicada em qualquer projeto, mas no caso de aplicativos móveis isso é aumentado drasticamente. Programadores que conheçam Objective-C por exemplo, ou Java com experiência em Android são praticamente “moscas brancas”, profissionais raros.
Essa escassez de mão de obra aumenta muito os valores de salários e a dificuldade de manter esse profissional numa mesma empresa por muito tempo.
Gerenciamento de projetos
A maioria dos projetos de desenvolvimento de aplicativos não é muito grande, geralmente algumas semanas ou poucos meses. Apesar disso, são projetos dinâmicos, que envolvem muitos “stakeholders” como o cliente, marketing, desenvolvedores, designers, redatores, etc. Ter uma pessoa gerenciando o projeto, garantindo que o fluxo de informações e trabalho mantenha o ritmo desejado é importante.
Nativo X Webapp
Exista uma discussão grande sobre qual é a melhor abordagem para o desenvolvimento de aplicativos, mas geralmente opta-se pela criação de um aplicativo nativo quando é preciso maior performance e acesso mais preciso a sensores do dispositivo.
Enquanto que os webapps são geralmente usados quando os requisitos do aplicativo são mais simples. O custo do desenvolvimento de um aplicativo nativo é mais alto do que os webapps – porque é preciso usar uma linguagem mais específica para cada plataforma, como o Objective-C para iOS e Java (ou C) para Android, e esta mão de obra é mais difícil de encontrar.
Já os webapps possuem a vantagem de serem desenvolvidos com tecnologias mais difundidas entre os desenvolvedores, como HTML5, CSS e JavaScript. Além disso, um webapp pode rodar em mais de uma plataforma enquanto que o aplicativo nativo precisa ser desenvolvido para cada arquitetura.
Existem ferramentas e sites que geram aplicativos rapidamente a um custo realmente baixo. Mas é preciso ter em mente que o valor que se paga é relativo à qualidade que será entregue. Geralmente estes aplicativos permitem pouca customização, gerando diversos projetos idênticos, que vão ganhar pouco destaque nas lojas e nos dispositivos dos usuários. Além de, geralmente, apresentarem uma performance baixa.
Como sempre, é preciso pesar bem o custo X benefício de cada decisão de projeto.
* Elton Luis Minetto é cientista da computação e CEO da desenvolvedora de apps Coderockr. Trabalha com PHP/MySQL, com Linux e com MacOSX. É autor do livro Frameworks para Desenvolvimento em PHP, da editora Novatec, co-autor do livro Grid Computing in Research and Education, publicado pela editora IBM/Redbooks, EUA e autor dos e-books Zend Framework na prática, Zend Framework 2 na prática e Doctrine na Prática. É CEO da Coderockr.