A Opinion Box quer mudar as pesquisas de mercado, normalmente feitas por telefone e na rua. A empresa criada em 2012 participou da primeira turma do Start-Up Brasil e em 2013 teve faturamento de R$ 400 mil. Eles são uma plataforma de pesquisa completamente online na qual o usuário cria seu questionário de acordo com sua demanda.
Felipe Schepers, COO da Opinion Box, diz que a empresa nasceu, em 2012, para suprir uma demanda de baratear as pesquisas de mercado –justamente tirando o custo de um questionário nas ruas e por telefone. A empresa hoje atrela as respostas a CPF para evitar que uma pessoa responda mais de uma vez, mas além disso apresenta outras soluções para evitar respostas da mesma pessoa várias vezes: checando IP, domínio, data e hora de cadastro, por exemplo.
“A empresa realizou mais 150 mil entrevistas nos primeiros 18 meses e em 2014 já deve ter passado das 60 mil entrevistas”, afirma Schepers. A maioria dos clientes fixos da empresa (cerca de 40) são empresas de médio e grande porte. Mas o foco agora são empreendedores, acadêmicos e PMEs, afirma o COO.
“As empresas de pequeno e médio porte, que historicamente não tinham acesso aos benefícios das pesquisas de mercado por conta do valor do investimento, agora poderão fazer uso desse importante recurso para a tomada de decisões. Nosso objetivo é democratizar o acesso às ferramentas de inteligência por meio da tecnologia”, explica Schepers
Para usar a Opinion Box, o usuário deve cadastrar-se gratuitamente no site. Após o login, basta criar um questionário ou escolher um pronto entre as mais de 40 opções disponíveis na biblioteca do site. Em seguida, o usuário define o número de entrevistas que deseja realizar e utiliza os filtros de sexo, idade, faixa de renda e região para determinar o perfil do público que participará da pesquisa. Por fim, basta realizar o pagamento online para começar a receber as respostas e acessar os gráficos de simples navegação para analisar os resultados. O preço começa em R$ 4,00 por entrevista completa e varia de acordo com o tamanho do questionário e os filtros de segmentação utilizados. Em até 24 horas após o pagamento, o usuário já começa a receber as primeiras entrevistas e poderá acompanhar os resultados em tempo real. A coleta estará completa em, no máximo, sete dias. Quem responde as pesquisas pode receber micro recompensas de empresas parceiras da empresa como incentivo.
A Opinion Box teve uma rodada de investimentos de R$ 1,5 milhões no ano passado feita pela Expertise (uma das principais empresas de pesquisa e inteligência de mercado do país e sócia majoritária da Opinion), a Pentagrama (empresa de tecnologia da informação), Cláudio Gora, co-fundador da Locaweb, e o próprio Felipe. O COO afirma que este ano haverá mais uma rodada de investimentos.
A empresa ainda é acelerada pela Acelera MGTI no Startup Brasil. Até o fim de 2014, a empresa tem meta de ter 200 mil usuários (eles já têm 110 mil), lançar o aplicativo para Android —o do iOS foi lançado recentemente—, e faturar R$ 1,6 milhão.