Com o avanço da Inteligência Artificial, novas concepções de produção e de produtos começam a surgir, os robôs se tornam cada vez mais indispensáveis no mercado de trabalho e diferentes carreiras são criadas. De acordo com um relatório divulgado em dezembro pelo LinkedIn, das 15 profissões que mais crescem nos Estados Unidos, 10 são ligadas à tecnologia.
O estudo foi feito a partir da coleta de dados dos seus usuários, que possibilitaram a determinação de quais cargos apresentaram taxas de crescimento mais rápidas nos últimos cinco anos. Entre os destaques, o Engenheiro de Robôs aparece em segundo lugar.
Atualmente, o Centro Universitário FEI é a única instituição de Ensino Superior a oferecer graduação em Engenharia de Robôs no Brasil. De acordo com o professor Flavio Tonidandel, vice-reitor da FEI e coordenador do curso, essa profissão exige a capacidade de projetar, desenvolver e manter robôs na indústria, no comércio, na área de serviços e na casa das pessoas.
Além disso, a graduação em Ciência da Computação, também oferecida pela FEI, prepara os alunos para trabalharem como Especialistas em Inteligência Artificial e Cientistas de Dados, classificados na lista do LinkedIn como primeira e terceira profissão que mais tem crescido, respectivamente.
“O objetivo das nossas graduações é formar profissionais que tenham visão crítica, criativa e inovadora, baseados em pesquisas científica e tecnológica, conscientes de sua influência na prática profissional e impactos na sociedade e no meio ambiente”, comenta Tonidandel.
Confira a lista completa de profissões divulgadas pelo LinkedIn: