A PepsiCo, segunda maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, anunciou os primeiros cinco vencedores da primeira fase da edição brasileira do PepsiCo10, um programa de incubadora digital que identifica tecnologias emergentes que podem ser aplicadas para as suas marcas com o objetivo de envolver os consumidores e impulsionar as vendas. Bacana ver também que duas startups consideradas consistentes e interessantes, a Qranio (que vem sendo acelerada pela Wayra) e a CheckOut10 (que venceu o II Concurso de Negócios CJE/Anjos do Brasil).
Tive a satisfação de participar da banca avaliadora e testemunhar que a discussão foi feita de forma sensível pelos representantes da empresa. Também participaram da banca, como jurados externos à companhia, o meu sócio Bob Wollheim, a Marcella Maria Thomaz Monteiro de Barros Teixeira Coelho (coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo organizada pela Endeavor Brasil) e Jon Ghazi (Diretor da agência parceira OMD Ignition Factory).
A primeira fase do programa terminou e mostrou-se um sucesso, com mais de 300 inscrições de estudantes e startups vindas de 22 estados brasileiros. Os cinco vencedores terão a possibilidade de viabilizar seus programas de marketing com algumas das marcas líderes da PepsiCo no Brasil, TODDY®, DORITOS®, RUFFLES®, H2OH!® e GATORADE®, e visitar a cidade de Nova Iorque, onde apresentarão aos gerentes globais das marcas da PepsiCo suas ideias e conhecerão personalidades e empresas digitais situadas na cidade. Empreendedores poderão se inscrever para a segunda fase do PepsiCo10 durante o primeiro semestre de 2013 no www.facebook.com/pepsicobrasil.
As cinco ideias vencedoras do PepsiCo10 Brasil se enquadraram nas quarto categorias do programa: entretenimento, celular & tablete, varejo e sustentabilidade. O rigoroso processo de seleção começou em setembro com a abertura das inscrições. Um painel de jurados composto por uma equipe de executivos multifuncional da PepsiCo Brasil e personalidades digitais analisaram os projetos inscritos pelos 25 finalistas para escolher as cinco mais promissoras ideias.
Os projetos vencedores do PepsiCo10 Brasil foram:
Entretenimento
- Qranio: Uma plataforma de jogo online, onde usuários se cadastram gratuitamente, ganham conhecimento através de jogos e ganham uma moeda virtual que pode ser trocada por prêmios;
- We Will Rock – WWR: Um programa que recompensa jovens adultos com ingressos para shows em troca de dias de voluntariado em projetos sociais.
Marketing para Celulares & Tablets
- Checkout10: Um programa de fidelidade e engajamento que as marcas podem operar através de uma simples plataforma integrada com as mídias sociais.
Varejo
- Gatorade Kart: Uma ideia para postos de hidratação em pistas de bicicleta e parques para atletas amadores.
Sustentabilidade
- Leve Consciência: Uma ideia para uma campanha conhecida como #LeveConsciência que focará na reciclagem de plásticos como forma de levar conhecimento sobre meio ambiente.