Hoje em dia, qualquer pessoa pode empreender na web. Graças à Internet, diminuiu a necessidade de capital e aumentou a exigência de fatores como inovação e execução de uma ideia.
Assim, com o tempo, criaram-se diversas empresas web que, apesar de serem inicialmente um negócio limitado, possuem grandes possibilidades de crescer.
Estas companhias, que nascem dentro do espírito empreendedor, são conhecidas como startups – terminologia anglo-saxã que as diferencia das MPEs por estarem ligadas a uma nova economia que possui valores intrínsecos, como o desenvolvimento de novas tecnologias e a contribuição é inovação de um país.
Com a finalidade de mostrar e reconhecer o trabalho que atualmente vem sendo feito na América Latina, o Pulso Social está fazendo uma seleção das 10 startups latino-americanas mais promissoras para 2010. No ano passado, por exemplo, a lista de startups selecionadas incluía Popego (Argentina), Psicofxp (Argentina), Wamba (Espanha-Uruguai) e Needish (Chile), entre outras. Agora, queremos encontrar os novos empreendimentos web que estão se desenvolvendo.
Para isso, a comunidade poderá indicar seus empreendimentos favoritos neste formulário, que estará aberto até domingo, 25 de outubro. Os únicos requisitos para indicar uma startup são:
- deve ter menos de 3 anos de existência;
- gerar menos de US$ 1 milhão por ano;
- possuir algo interessante, novidade enquanto produto escalável de alto impacto.
Depois desta primeira etapa, as 10 startups mais indicadas vão ser convidadas a apresentarem seus projetos online, para um público global de jornalistas, empreendedores, investidores, blogueiros e formadores de opinião da web. Nesta apresentação, poderão receber feedback de pessoas especializadas no assunto e da comunidade em geral.
Este post foi escrito em espanhol por Lina Ceballos e publicado no Pulso Social, parceiro do Startupi para a América Latina.