* Por Caio Nogueira
A otimização de mecanismos de pesquisa consiste basicamente em OnPage e OffPage SEO. No entanto, ambos os fatores são importantes para alcançar uma boa classificação nos motores de busca ao criar site. Queremos explicar as diferenças para você neste artigo.
Mesmo que ainda não haja declarações claras do Google sobre os critérios de classificação exatos dentro do mecanismo de pesquisa do Google, algumas medidas importantes de SEO, ou seja, medidas para otimização de mecanismos de pesquisa, são agora conhecidas. Duas dessas medidas são o SEO on-page e SEO off-page.
Qual a diferença entre SEO Onpage e Offpage?
Quando você fala sobre otimização OnPage, você se refere a todas as medidas de otimização que estão diretamente relacionadas ao site. Isso inclui os aspectos técnicos e de conteúdo de um site. Por exemplo, você deve sempre incluir a palavra-chave certa em seus textos e garantir que a página carregou rapidamente.
Um aspecto da otimização OnPage também deve ser a facilidade de uso. Garanta navegação fácil e links internos inteligentes.
Em contraste com isso, a otimização OffPage lida com o link building. Para que você obtenha uma boa classificação no Google, outros sites devem integrar o máximo possível de backlinks ao seu site, embora também haja alguns fatores a serem considerados que influenciam a classificação em particular. Esses backlinks devem ser de alta qualidade e certamente se adequar ao seu tópico para serem considerados valiosos pelo Google.
O que deve ser otimizado primeiro?
Basicamente, você só pode realizar a otimização offpage quando seu site já existe e algum conteúdo está disponível. Portanto, ao publicar seu site do zero, você deve começar com a otimização OnPage.
Se você prestar atenção aos aspectos mais importantes desde o início, a otimização OnPage será ainda mais fácil depois. Se você já tem um site e apenas deseja otimizá-lo, também pode começar com a otimização OffPage primeiro. No entanto, você deve avaliar se isso faz sentido.
Suponha que você tenha uma página, mas o conteúdo deve ser fundamentalmente revisado para obter valor agregado e deve ser enriquecido e estruturado com palavras-chave. Então, é claro, não faz muito sentido tentar gerar backlinks. Isso é possível, mas seu conteúdo não é de alta qualidade.
Na maioria dos casos, você começará com SEO OnPage.
Os componentes mais importantes da otimização onpage
As medidas mais importantes na área de otimização OnPage incluem:
Otimização do conteúdo
O conteúdo de suas páginas deve ser útil para as pessoas. Se você está procurando por algo específico, precisa ser capaz de encontrar o que procura. Deve ser fácil de ler e oferecer valor agregado ao usuário final. O Google tem várias maneiras de medir se seu conteúdo é útil.
Assim, você deve considerar o seguinte ao criar o texto:
– Conteúdo exclusivo (textos exclusivos);
– Texto relevante adaptado às necessidades do usuário;
– O texto deve ser fácil de ler. Portanto, incorpore parágrafos, listas e tabelas;
– Use títulos, pelo menos H1 a H3 e certifique-se de que a palavra-chave principal ocorre em H1 e em alguns dos subtítulos;
– O texto deve ter pelo menos 300 palavras;
– Publique novos textos regularmente;
– Crie meta descrições para cada texto. A palavra-chave principal também deve ser incluída aqui;
Use imagens
Qualquer sistema de gerenciamento de conteúdo deve permitir que você adicione “texto alternativo” a todas as imagens em seu site. Este texto não é visível para o visitante (o texto alternativo é realmente usado pelo software para ajudar os usuários com deficiência visual entenderem o conteúdo de suas imagens e também para o robô do Google entender).
Os mecanismos de pesquisa rastreiam imagens de maneira semelhante, portanto, adicionar algumas palavras-chave relevantes na descrição exata da imagem ajudará os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo da sua página.
– As imagens devem corresponder ao seu tópico;
– O nome do arquivo e a descrição da imagem devem conter a palavra;
– Use apenas imagens que você tem permissão para usar (copyright!).
Use links internos
Certifique-se de ter uma boa estrutura de links internos. Páginas com muitos links são classificadas como páginas significativas pelo Google. Portanto, certifique-se de que suas páginas mais importantes obtenham o máximo de referências de links internos. Além disso:
– Sempre vincule seus novos artigos a artigos mais antigos que se enquadrem em um tema. Da mesma forma, vincule artigos antigos a novos;
– Certifique- se de ter uma navegação simples que também funciona no smartphone ou tablet;
– Também vincule a página inicial a algumas subpáginas importantes;
– Use URLs significativos.
Carregamento rápido da página ou velocidade de carregamento da página
O Google quer ajudar seus usuários a encontrarem o que procuram o mais rápido possível, a fim de oferecer a melhor experiência ao usuário. Portanto, otimizar suas páginas para carregar mais rápido ajuda a dar ao seu site uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.
Os componentes mais importantes da otimização Offpage
O SEO Offpage descreve todas as medidas que vão além do SEO onpage e não podem ser influenciadas diretamente pelo operador de um site. Os itens a seguir são particularmente importantes no contexto da otimização offpage:
Crie backlinks naturalmente
O foco principal do SEO off-page é a criação de links externos. Um grande número de backlinks qualitativos gera uma alta popularidade de link e sugere conteúdo valioso para um mecanismo de pesquisa, uma vez que os backlinks são recomendações.
Um bom SEO Onpage, portanto, forma a base para o SEO Offpage. Quanto aos backlinks:
– Definitivamente devem ser criados naturalmente;
– Certifique-se de que os backlinks aumentem gradualmente;
– Use fontes diferentes para os backlinks, por exemplo, links de mídia social e de networking com outros blogueiros;
Conteúdo de mídia social
Quanto mais sinais sociais (curtidas, retuítes, comentários) um conteúdo gera, mais valioso ele é classificado pelo Google. Mas tenha cuidado: evite publicidade barata. Melhor ofertar um conteúdo de qualidade. Os usuários vão agradecer.
Conclusão
Não se trata de escolher entre SEO onpage e offpage. Seria como ter que escolher entre uma fundação ou um telhado para a sua casa. O SEO onpage e offpage trabalham juntos para melhorar a classificação do seu site no mecanismo de pesquisa.
No entanto, geralmente recomendamos colocar o SEO onpage em uma linha antes de focar no SEO offpage. Assim como construir uma casa, você deseja estabelecer a base primeiro, antes de construir o resto da casa, correto?
Um bom equilíbrio entre as duas técnicas ajudará a tornar o seu site “bilíngue” para que tanto os usuários quanto os robôs do mecanismo de pesquisa possam entendê-lo.