Nesta quarta-feira (25), começa o Bossa Summit 2024, a terceira edição de um dos maiores eventos do Brasil focados em investimentos em startups. Em conjunto com o Digitalks, a programação da Bossa Invest recebeu 10 mil pessoas no primeiro dia para discutir inovações em marketing, investimentos e creator economy.
A abertura do Bossa Summit foi promovida por João Kepler, cofundador e ex-CEO da Bossa Invest, Paulo Tomazela, atual CEO da venture capital, e sócios da VC como Tulio Mêne e Fernando Fraga. Na ocasião, os investidores reforçaram as intenções do evento de realçar as oportunidades para startups. “Sejam intencionais no evento, aqui tem muitas oportunidades, investidores buscando startups e startups buscando investidores, aproveitem a ocasião”, afirmou Kepler.
Projeção de aquecimento do mercado de startups foi destaque no Bossa Summit 2024
Ricardo Amorim, economista e fundador da Ricam Consultoria Empresarial, palestrou sobre suas análises dos impactos globais nos investimentos e projeções para o setor de inovações. Segundo o especialista, a taxa de juros não deve crescer tanto quanto o mercado projeta e as oportunidades de investimento no Brasil devem ser grandes. “As oportunidades de investimento são boas quando as condições estão favoráveis e ninguém está percebendo”, explica o executivo ao apresentar suas projeções para a economia brasileira.
Para o economista, as condições geopolíticas impulsionam os investimentos no país e o colocam em evidência no mercado, quando se compara com países emergentes como Índia, com altos custos de investimento, Rússia e China, envolvidos em conflitos políticos, como a Guerra na Ucrânia e os ataques à Taiwan. “O Brasil está ganhando muitos investimentos porque estamos ganhando de W.O. em relação a outros países emergentes”, comparou Amorim ao falar sobre as dificuldades de investidores realocarem seus ativos em meio às incertezas do mercado.
Representatividade e perseverança marcaram o palco de Edu Lyra
O fundador do ecossistema de desenvolvimento social para líderes de favelas Gerando Falcões, Edu Lyra, se aproximou do público ao contar que não importa de onde você veio, mas onde quer chegar. Em sua palestra, Lyra motivou empreendedores a se manterem inquietos e a tocarem grandes projetos. “É uma tremenda insensatez querer empreender no Brasil, mas nunca deixe de ser um insensato, porque são esses que plantam e regam enquanto os outros querem colher”, afirmou o ativista.
Inovações no marketing devem focar na individualização do consumidor
Walter Longo, publicitário e especialista em inovação e transformação digital, apresentou quatro modelos de marketing que devem ajudar empresas a se adequar às novas necessidades dos clientes. “Ninguém sabe o que o que vem à frente, por isso é preciso prestar atenção no presente invisível. Para termos sucesso no futuro imediato, precisamos nos dedicar no que já está presente entre nós”, explicou Longo.
O especialista também ressaltou a necessidade de mudança de pensamentos e hábitos que empresas em estágio inicial precisam revisitar para aprimorar a operação. “Startups estão oferecendo novos produtos e serviços através de velhos processos de comunicação”, explicou o publicitário.
Além disso, Longo reforçou a importância de estratégias de marketing que ajudam na fidelização e na diminuição dos custos de aquisição de clientes, como a hiperpersonalização, a análise de dados, o investimento em campanhas atemporais e a gamificação e a hierarquização através de programas de fidelidade que alimentam neurotransmissores da felicidade.
Estratégia de negócios e inovação do Zé Delivery e da Memed
Rodolfo Chung, ex-CEO do Zé Delivery e atual CEO da Memed, healthtech especializada em receitas médicas digitais, apresentou ao público do Bossa Summit sobre como encontrar investidores estratégicos para o seu negócio, baseado nas necessidades e no perfil de cada startup. Para o executivo, o ponto de inflexão no investimento em startups de saúde está cada vez mais próximo, e este mercado deve ser impulsionado.
Além disso, o especialista compartilhou ensinamentos com o público sobre a resiliência dos negócios e explicou que o sucesso do Zé Delivery é a garantia de uma boa experiência para todos os graus da cadeia, do cliente ao fabricante. “A corrente é tão forte quanto o elo mais fraco. Ter o NPS de consumidor, entregador, indústria e vendedores acima de 70 pontos é prioridade para o modelo de negócio do Zé”, contou Chung.
O Bossa Summit acontece entre os dias 25 e 26 de setembro, no São Paulo Expo, das 9h às 18h e deve reunir mais de 15 mil pessoas.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!