O South by Southwest Interactive Festival 2014 (SXSW) acontece de 7 a 16 de março de 2014, em Austin, no Texas. Já acontece há 25 anos. O evento é reconhecido por trazer uma convergência única entre música original, filmes independentes e tecnologias emergentes e inovadoras. O evento conta com um espaço específico para as empresas iniciantes de base digital – o Start-up Village – e terá uma programação brasileira no domingo, quando 21 startups brasileiras terão oportunidade, via Apex-Brasil, de se apresentarem a investidores do setor e mostrarem “um Brasil além dos estereótipos“.
Entre diversos brasileiros que já chegaram lá, o empreendedor Marcelo Pimenta, da Labotarorium (responsável pela coordenação da área de empreendedorismo da Campus Party) compartilha conosco uma série de imagens – e algumas observações – sobre o que está acontecendo por lá.
Os comentários e as fotos abaixo são de Pimenta. Clique nas imagens para ser levado ao álbum com dezenas de fotos no Facebook.
“A consultoria Deloitte colocou impressoras 3D para fazer protótipos no #sxsw. Acredito que a impressão 3D vem mudar tudo! Com a popularização dessa tecnologia, quebram-se vários paradigmas: armazenamento, transporte, perenidade, estoque, trocas, modelos. Além do que, há uma questão filosófica envolvida já tratada por Walter Benjamin muitos anos atrás: existe uma diferença entre uma obra de arte original e uma reprodução? Um objeto impresso em 3D vale menos que o original? Talvez valha mais, pois ele poderá ser reciclado e transformando muitas vezes. Já o original sempre será o mesmo. Aproveitando o material que hoje é um cinzeiro, amanhã pode ser feito um vaso. É só trocar o software e refazer o objeto. E amanhã ele poderá ser um prato. Muda de acordo com a necessidade (ou a vontade) do cliente. Assim como é possível criar minha própria peça, é possível comprar um modelo de Karim Hashid ou Philippe Starck (só para citar dois famosos designers que já vendem seus moldes via web). Sim, o futuro está mais perto do que se imagina! Veja nas fotos: próteses, calçados, brinquedos já são realidades ‘impressas’ em 3d”.
“A rede de restaurantes Subway vai vestir seus entregadores com chips nas roupas para evitar troca de pedidos e melhorar a rota de entrega dos lanches – cada pedido terá seu próprio RFID. Estão chamando isso de ‘eatovations'”.
“Cada uma das “trilhas” do SXSW Interactive tem um cartaz – um mais bacana que o outro. Para incentivar que os participantes avaliem a programação os usuários poderão ganhar miniaturas deles – pois cada avaliação vale um ponto. Gamificação incentivando o engajamento!”.
Clique nas fotos abaixo para acessar o álbum com dezenas de fotos no Facebook.